ENTREVISTA – Projeto “Mamãe eu Preciso Mamar no Peito”, que incentiva o aleitamento materno, é destaque nacional

mamarentrevistaSabemos que a Organização Mundial da Saúde recomenda que as mães amamentem seus filhos exclusivamente com seu leite durante os primeiros seis meses de vida da criança. Visando incentivar o aleitamento materno, a Enfermeira Francini Werka Friedrich, de Cunha Porã, criou o Projeto Mamãe eu Preciso Mamar no Peito, para elucidar gestantes sobre benefícios e mitos da amamentação.

Para atingir o objetivo do projeto, são realizadas rodas de conversa com gestantes, que além do pré-natal na Unidade Básica de Saúde, recebem brindes como bolsa de maternidade, books fotográficos – da gestante ou do bebê – e foto mensal enquanto a criança estiver mamando no peito.

Idealização  

A ideia de criar o projeto surgiu quando Francini realizava as primeiras vacinas dos bebês e notou que havia dificuldade na amamentação feita por algumas mães. Em fevereiro de 2017, quando assumiu as atividades de enfermeira assistencial da Estratégia de Saúde da Família IV, Francini colocou o projeto em prática, contando com a ajuda de pessoas voluntárias da comunidade.

Tela 5

Na Unidade Básica de Saúde onde trabalha, em frente à sala de vacina, Francini montou o “Cantinho da Amamentação” e o mural “Gotinhas do Amor”. Houve doação de roupas e acessórios para as fotos das gestantes e dos bebês e um estúdio fotográfico foi montado. As fotografias são tiradas por Francini, que depois realiza a edição, imprime e entrega para as mães.

 

Prêmios

Tela 3Durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorreu no dia 13 de julho de 2017, Francini apresentou o projeto e recebeu o prêmio da melhor experiência da Atenção Básica do Brasil, entre mais de 360 trabalhos selecionados de todo o país.

O destaque nacional que o projeto vem recebendo não parou por aí. No dia 29 de novembro, durante o Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS), Francini recebeu o troféu de Trabalho Destaque em Saúde. Seu projeto também foi classificado como a melhor experiência do Estado de Santa Catarina com prêmio da indicação de documentário do Projeto Webdocs Brasil aqui tem SUS. O documentário do projeto será realizado em março de 2018, por uma equipe que sairá de Brasília e irá até Cunha Porã.

As fotografias do projeto foram expostas no 67º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS) em Joinville para mostrar o trabalho feito em Cunha Porã.