Coren/SC lança Programa de Adesão aos Protocolos de Enfermagem para os municípios

Durante os dias 3, 4 e 5 de abril, profissionais de Enfermagem de Antônio Carlos e Rancho Queimado estiveram no Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC) para uma capacitação sobre o uso dos Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica. Foram 24 horas de atividades durante os três dias. Na oportunidade, foi lançado o Programa de Adesão que prevê a assinatura de termos de cooperação entre o Coren/SC e  as prefeituras. Os Protocolos de Enfermagem foram desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e podem ser implantados pelos municípios interessados. São Protocolos que definem os procedimentos da Enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Básica: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares. “Esses Protocolos na prática assistencial permitem direcionar o trabalho para um atendimento mais seguro. Os profissionais podem imprimir os protocolos, mas o Coren/SC já colocou esses documentos em formato de e-Book (livro virtual), pois são atualizados permanentemente”, afirmou a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani.  O secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, e a diretora de Atenção Primária, Sandra Regina da Costa, estiveram presentes para o lançamento, assim como a secretária de Saúde de Antônio Carlos, Vera Lúcia Conrat Silveira.

“Essa iniciativa é o caminho de consolidação ainda maior do SUS e melhora a percepção da população sobre o trabalho realizado nas unidades básicas. Há muito tempo trabalho com Enfermagem e reconheço a essencialidade deste atendimento”, disse o secretário. A diretora Sandra destacou que o compartilhamento de conhecimento facilita os processos e certamente será melhor para a população atendida. A secretária de Antônio Carlos ressaltou que ficou muito contente com a capacitação realizada e que fez questão de trazer as profissionais para receber este treinamento. “Foram três dias muito produtivos e sempre que o Coren/SC nos chamar para este tipo de atividade, estaremos dispostas a participar, pois engrandece nossa atuação”, disse Vera Silveira, que assinou o Termo de Cooperação com o Coren/SC para iniciar o uso dos Protocolos.

A conselheira Elizimara Ferreira Siqueira é a coordenadora do Programa e organizou  a capacitação, realizando as atividades junto com os profissionais da Prefeitura de Florianópolis. Ela lembrou do trabalho desenvolvido com uma grande equipe da Prefeitura de Florianópolis para desenvolver esta ferramenta de normatização e ampliação da clínica do Enfermeiro nos diferentes pontos da rede de atenção. “Os Protocolos integram múltiplos documentos e recomendações, baseados em evidências em uma ferramenta ampla e concisa”, disse ela.

As participantes elogiaram as atividades realizadas e disseram que voltam para suas cidades com novas ideias e mais preparadas. De Antônio Carlos, a enfermeira Talita Padilha Porto disse que já era um anseio grande ter essa integração com Florianópolis. “Muita gente mora na nossa cidade mas trabalha na Capital

e vice-versa. Nosso papel é importante na prevenção e também para desafogar as outras instituições. Difundimos o auto-cuidado e ajudamos na promoção da saúde”, relatou. A colega Natany Simones também destacou esta importante oportunidade de interagir com a realidade dos outros municípios, assim como a enfermeira Suzana Prim Petry, que falou do crescimento profissional e da resolutividade possível com a implantação dos protocolos. A enfermeira Responsável Técnica de Antônio Carlos, Letícia Martins, disse que ficou muito satisfeita com a capacitação e a possibilidade de aplicar processos que terão resultado para a população. A enfermeira de Rancho Queimado, Aglaé Stahl, gostou do treinamento

Ao final do evento, todas as participantes receberam o certificado de conclusão e um pen drive com os Protocolos editados para rápido acesso.

Objetivos
– Cumprir a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem protegendo a prática clínica do Enfermeiro;
– Otimizar o processo de trabalho do Enfermeiro;
– Promover atendimento integral ao paciente em que este profissional possui plena capacidade técnica para análise, investigação e tomada de decisão;
– Aproximar os Enfermeiros às diversas diretrizes internacionais da prática de Enfermagem.
– Validar práticas recorrentes nas Unidades de Saúde por necessidade na agilização de processos de trabalho.

Metodologia
Os municípios poderão adotar os protocolos de forma integral ou parcialmente por volumes. A ordem de adesão poderá ocorrer por temática conforme a necessidade do município e pactuação com o Coren/SC.

Público alvo:
Secretarias Municipais de Saúde de do Estado de Santa Catarina.

Espaços de aplicabilidade da Estratégia:
De acordo com a temática poderá ser utilizado no âmbito da Atenção Básica, Média Complexidade (Policlínicas, Ambulatórios e CAPS).