Presidente do Coren/SC ministra palestra aos enfermeiros de Palhoça

Na quinta-feira (26/04), a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, acompanhada do enfermeiro fiscal Manoel Rogério dos Santos Junior, ministrou palestra para as(os) enfermeiras(os) de Palhoça. O objetivo foi abordar o tema da responsabilidade ético e técnica no desenvolvimento das atribuições profissionais das(os) enfermeiras(os).

Ao discorrer sobre a prática e seus desafios, a presidente ressaltou que as responsabilidades podem ser na área civil ou penal, sendo que os profissionais possuem o dever de responder pelos atos profissionais à aplicação técnico-científica da Enfermagem, dentro dos princípios éticos e da legislação vigente, ou seja, é uma atribuição específica e inerente ao profissional Enfermeiro, cujas obrigações lhe são conferidas, tanto pela Lei do Exercício Profissional, quanto pelos valores morais preceituados pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

 

Helga também abordou a atuação das Comissões de Ética de Enfermagem dentro das instituições, prática normatizada em 1994 e que beneficiou muito a resolução de conflitos nas equipes. As Comissões de Ética de Enfermagem atuam como órgãos representativos dos Conselhos Regionais junto a instituições de saúde, com funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético dos profissionais de Enfermagem. ” Estas são importantes instâncias para assegurar a conduta ética dos profissionais de Enfermagem”, disse ela.

Ao final, a presidente ainda ressaltou a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como forma de reorganizar as práticas e disse que sua implantação melhora a segurança e a qualidade do atendimento.