Chapecó sedia primeiro Encontro da Semana de Enfermagem em Santa Catarina

Nesta quinta-feira, dia 3 de maio, cerca de 150 profissionais e estudantes de Enfermagem estiveram reunidos na Udesc em Chapecó para participar da sexta edição do Encontro de Responsáveis Técnicos, promovido pelo Cofen e Coren/SC. Outras seis cidades receberão o mesmo evento durante o mês de maio, que tem como tema “Enfermagem: Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”.

Pela manhã, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, deu as boas vindas junto com a coordenadora do curso de Enfermagem da Udesc, Carine Vendrúsculo. A conselheira do Coren/SC na região, Ediane Bergamin, também esteve presente, assim como os palestrantes Maristela Azevedo, professora da Estácio de Sá, e o enfermeiro fiscal Daniel Matias Ghizoni. As enfermeiras fiscais da Subseção de Chapecó, Carolise Ana Basso e Angela Maria Toqueto, ajudaram na organização das atividades.

Na sequência, a presidente do Coren/SC fez uma palestra sobre liderança, abordando os aspectos do cotidiano dos profissionais e como cada um exerce seu papel. “Precisamos mostrar nossos conhecimentos, nos empoderar e trabalhar de forma a liderar as equipes, ou seja, gerando confiança, facilitando e apoiando as decisões, além de antecipar e influenciar as mudanças”, disse Helga. Ela ressaltou que a qualidade da atenção à saúde depende diretamente da qualidade das ações desenvolvidas pela Enfermagem, portanto é fundamental a busca constante de aperfeiçoamento e a prática responsável que configura o compromisso social que a profissão representa.

No final da manhã, os participantes foram divididos em dois grupos. As(os) enfermeiras(os) Responsáveis Técnicos (RTs) foram convidados para uma exposição dialogada com a presidente do Conselho sobre as responsabilidades e os desafios da função. Os demais ficaram no auditório para uma palestra com o enfermeiro fiscal Daniel Ghizoni sobre o Novo Código de Ética, homologado no início de abril pelo Cofen. Ele destacou as principais mudanças desde a última reformulação do Código, em 2007, até agora. “As alterações exigem mais pró-atividade do profissional, que não pode mais se omitir diante de alguns fatos, como violência doméstica e familiar”, esclareceu

Oficinas – Durante a tarde, foram oferecidas três oficinas com temas diferentes. Metade dos presentes ficou na Oficina de Dimensionamento, ministrado pelas enfermeiras fiscais Carolise Basso e Angela Toqueto. Elas detalharam a Resolução 543/2017 do Cofen que determina os números ideais de profissionais nas equipes de saúde, dependendo do tipo de instituição e complexidade do serviço realizado. Foram feitos exercícios para entender os cálculos, além de apresentados exemplos práticos. A enfermeira Angela Blatt Ortiga, ex-conselheira, contribuiu com a experiência no tema e esclareceu algumas dúvidas.

Outra Oficina foi sobre o cuidado nas Instituições de Longa Permanência do Idoso. A professora Maristela Azevedo e a presidente Helga Bresciani realizaram dinâmicas com as profissionais interessadas. Além de vestir uma roupa que simula o envelhecimento, afetando a visão e a mobilidade, as participantes se organizaram em grupos para debater textos sobre o tema e no final montaram com tarjetas um mapa conceitual escrevendo as principais frases, palavras e expressões que determinam ou lembram o cenário atual do cuidado ao idoso no país. “O trabalho nessa área exige dedicação e conhecimento. O profissional deve se ater ao seu papel, tendo empatia mas sem substituir o familiar, que é o responsável legal pelo cuidado”, alertou a professora.

O enfermeiro Fiscal Daniel ficou com o terceiro grupo para debater o Código de Ética e realizar atividades sobre casos que podem ocorrer no cotidiano das equipes. Os participantes puderam minuciar as disposições que sofreram mudanças e também trataram dos novos artigos.

Por fim, todos se reuniram novamente e foram entregues as avaliações pelos participantes. A deputada federal Carmen Zanotto participou do encerramento e falou um pouco das lutas da categoria que estão na Câmara.

“Nosso objetivo é propagar a liderança, as novas regras que mudam alguns procedimentos e processos de Enfermagem, valorizar a categoria e sempre promover o aperfeiçoamento”, disse a presidente do Coren/SC ao finalizar os trabalhos e convidar a todos a participarem das atividades do Conselho.