Presidente do Coren/SC esteve com secretário de Estado da Saúde para solicitar atenção aos pleitos da Enfermagem

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, esteve na tarde desta quarta-feira (6 de junho) numa reunião com o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, para levar algumas reivindicações da categoria e debater temas de interesse dos profissionais de saúde. O primeiro assunto foi sobre o déficit de profissionais de Enfermagem nos hospitais que estão sob responsabilidade do Estado, situação detectada continuamente nas atividades de fiscalização, quando é feito o cálculo de dimensionamento das equipes para garantir o atendimento com segurança e qualidade.  O diretor de Gestão de Pessoas da Secretaria, Luiz Anselmo da Cruz participou e o encaminhamento definido ao assunto foi que serão levantados os dados que já existem na Secretaria, incluindo as chamadas ‘horas plantão’ e entregue ao Coren/SC para avaliação. A superintendente de Planejamento e Gestão do SUS, Grace Ella Berenhauser, também veio na reunião para contribuir com as informações.

Outro tema foi sobre a valorização dos profissionais e a preocupação com a educação permanente. “É fundamental termos capacitação continuada para os profissionais, permitindo melhorias nos processos e atendimento mais adequado às demandas”, disse a presidente, que ainda citou a questão da aplicação de vacinas que exige treinamento dos profissionais para tal. O secretário sugeriu que sejam realizados seminários e cursos integrados entre a SES e o Coren/SC atendendo estas demandas em várias áreas. Serão feitos contatos com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Eduardo Maccari, e com a gerente de Coordenação da Atenção Básica do Estado, Carmem  Regina Delziovo.

Por fim, a presidente citou a tramitação na Assembleia Legislativa do PL 055/2016,  que estabelece que as instituições de saúde de Santa Catarina assegurem espaços de convivência e repouso para os profissionais de saúde. O secretário afirmou que vai acompanhar e concorda com estes espaços para todos.