Atividades e trabalhos do Coren/SC foram apresentados durante os seminários nacionais da ABEn

Um dos temas do 16º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (Senaden) e do 13º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (Sinaden), que ocorreu de 5 a 8 de junho em Florianópolis com apoio do Coren/SC entre outras instituições,  foi “Processo de Enfermagem: referenciais teórico-metodológicos, raciocínio clínico e sistemas de linguagem padronizada”. Neste sentido, algumas das atividades e dos trabalhos realizados pelo Conselho foram apresentados aos participantes nas oficinas, nas sessões de e-Poster e em painéis com debates.

Na terça-feira (5/6) foram realizadas oficinas e cursos aos participantes e uma destas oficinas foi ministrada pela conselheira do Coren/SC, Elizimara Ferreira Siqueira, que mostrou o modelo dos Protocolos de Enfermagem desenvolvidos pelo Conselho junto com uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. São Protocolos que definem os procedimentos da Enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Básica: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares. “Estamos replicando os Protocolos nos municípios, oferecendo capacitação para uso deste conjunto de ações”, explicou Elizimara.

No dia seguinte (6/6), a conselheira Elizimara também integrou um painel que discutiu os “Dados de Enfermagem em sistemas informativos”. Com a coordenação de Marcia Regina Cubas (PUC-PR), as outras painelistas foram Telma Ribeiro Garcia (COMSISTE ABEn) e Rodrigo Gaete (Ministério da Saúde).  Elizimara destacou os processos implantados na Secretaria de Florianópolis, as metodologias aplicadas para levantar dados das unidades básicas e assim melhorar a assistência à população.

Também na quarta-feira (6/6), a enfermeira colaboradora e ex-conselheira Angela Blatt Ortiga apresentou três pesquisas e atividades realizadas pelo Coren/SC. Todas as apresentações abordavam algum aspecto da Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE). Um deles teve o objetivo de elaborar um diagnóstico sobre SAE nas unidades hospitalares e na Atenção Básica no Estado de Santa Catarina. Outra atividade foi apresentar as expectativas dos profissionais durante a 1a Conferência de Enfermagem e, por fim, Angela mostrou aos interessados as ações desenvolvidas de educação permanente em SAE nas unidades hospitalares da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina.