3º Encontro Catarinense de Enfermagem propõe estímulo ao aprendizado e à troca de ideias entre profissionais

Enfermeiros fiscais Charles Souza, Deyse Bertotti, conselheira Laís Concellos, diretor do Hospital Dona Helena, Roberto Carneiro, gerente de Enfermagem do Hospital, Ana Maria Brito, palestrantes Ramiro Novak e Martha Silva.

Joinville sediou o 3º Encontro Catarinense de Enfermagem nos dias 15 e 16 de junho, na Expoville. O evento foi promovido pelo Hospital Dona Helena. Nadia Cristina Brach, coordenadora do programa de educação continuada do hospital, explica que o objetivo é “estimular o aprendizado e o compartilhamento de ideias”. O tema definido para este ano é “Ferramentas assistenciais – A evolução das ferramentas e o avanço da assistência”. A conselheira do Coren/SC, Laís Concellos, e os enfermeiros fiscais Charles Souza e Deyse Bertotti participaram do evento.

Além de assistir às palestras, inscrever trabalhos científicos e participar de workshops, os participantes aproveitaram uma feira com fornecedores da área da saúde. “Esperamos que nosso público venha empolgado. Queremos instigá-los a pensar mais no desenvolvimento pessoal através do profissional. E que saiam do evento satisfeitos e com a ideia de retornar no próximo ano”, destacou a gerente de enfermagem do Hospital Dona Helena Ana Brito. O Encontro Catarinense de Enfermagem foi aberto para profissionais e estudantes da área.

Abrindo o evento, no dia 15, Ramiro Novak, CEO do Center for Leadership Studies do Brasil, falou sobre “O líder digital”. Em seguida, Marcelo Francisco Vieira Ramos, enfermeiro coordenador do pronto-socorro do Hospital Leforte (SP), ministrou a palestra “Lean health care – O desafio do lean nos hospitais e sua aplicação”.

No período da tarde, “Indicadores de gestão” esteve em pauta na palestra de Martha Silva, consultora da MLS Consultoria em Qualidade. Hospitais apresentaram cases de sucesso durante o evento. São eles: Hospital Dona Helena (Escalas assistenciais – A evolução e o avanço na assistência), Hospital Regional Hans Dieter Schimidt (Tecnologias inovadoras no tratamento de lesões) e Hospital Infantil Jeser Amarante Faria (Escala de Braden Q). O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem falou sobre os “Resultados da aplicação da metodologia Lean Six Sigma em hospitais”.

No segundo dia do encontro, sábado, a programação foi dedicada aos workshops oferecidos: Workshop prático de Lean Healthcare, Workshop gestão por indicadores e Workshop líder digital: A disrupção no papel do líder.