Chapecó recebe etapa regional do V Congresso Nacional do Parto Humanizado e do II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto.

Chapecó recebeu nesta quarta-feira, dia 27, a quarta etapa regional do IV Congresso Nacional do Parto Humanizado. O evento, na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS (Auditório do Bloco A), foi aberto a profissionais de saúde, doulas, gestores públicos e simpatizantes, envolvidos na humanização do parto e do nascimento. A conselheira do Coren/SC na região, Ediane Bergamin, participou do evento.

A conferência principal foi sobre Políticas Públicas para a Humanização do Parto e do Nascimento: histórias, desafios e perspectivas com a professora doutora Sônia Lansky. Esta etapa foi coordenada pela enfermeira obstetra e professora do Campus Chapecó, Joice Moreira Schmalfuss, e pela enfermeira obstetra, Luciane d’Ávila, que coordena todas as etapas.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado já teve etapas regionais em  Blumenau (07/06), Criciúma (12/06) e Joinville (20/06)  e depois de Chapecó prossegue para Florianópolis (28/06) e Lages (03/07). Em todas as seis etapas regionais, ocorre paralelamente o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto, com exposições de fotógrafos da humanização do parto e do nascimento. Os dois eventos são proposições da deputada Ana Paula Lima (PT) e estão sendo realizados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), através da Escola do Legislativo e Comissão de Saúde.

Tanto o IV Congresso Nacional do Parto Humanizado, como o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto, contam com apoio da Adosc (Associação de Doulas de Santa Catarina), Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), Abenfo-SC (Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), FURB (Universidade Regional de Blumenau), IELUSC (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC) eCoren-SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina).

“Ver esse auditório lotado e poder discutir esse assunto tão importante para as mulheres é o parto e o nascimento me deixa muito feliz, pois aqui podemos educar a sociedade na perspectiva da humanização e podemos juntas propor uma política de saúde e legislação que assegure direitos incontestáveis para as mulheres”, destacou a deputada Ana Paula Lima.