NOTA DE REPÚDIO CONTRA MUDANÇAS NOS CUIDADOS EM HEMODIÁLISE

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) vem a público repudiar a Portaria 1675 de 07 de junho de 2018, do Ministério da Saúde que ALTERA A PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 3/GM/MS, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017, E A PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 6/GM/MS, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017, SUBSTITUINDO A PORTARIA Nº 389/2014.

Em relação à Enfermagem, o documento altera o número de pacientes sob responsabilidade da(o) Enfermeira(o), que antes era de 35 pacientes em hemodiálise por turno, para 50 pacientes por turno. Também altera o número de pacientes por Técnico de Enfermagem, antes 4 e agora 6 pacientes por turno.
A alteração certamente não considerou a qualidade e segurança da assistência e vai de encontro à precarização da atenção humanizada e digna aos portadores de Doença Renal crônica em estágios dialíticos. 

Outro ponto importante são as políticas públicas que incrementaram as responsabilidades das equipes na obrigatoriedade de gestão de informações, acompanhamentos e demais controles para garantia de segurança e gestão de risco que demandam necessidades adicionais às operacionais.
Assim, o Coren/SC repudia esta alteração que sobrecarrega os profissionais de Enfermagem e prejudica a assistência aos pacientes.