Audiência pública debateu lista de espera do Sistema Único de Saúde

Desde outubro do ano passado, quem aguarda por exames, consultas ou cirurgias realizadas pelo SUS, em Santa Catarina, pode consultar na internet a lista com o tempo médio de espera. A medida que garante mais transparência aos procedimentos do serviço público de saúde no Estado foi colocada em prática depois da aprovação de uma lei na Assembleia Legislativa. Nesta quarta-feira (27), a Comissão de Saúde do Parlamento promoveu audiência pública para tratar do funcionamento do Sisreg, sistema do SUS usado para ao gerenciamento da lista. A chefe de Gabinete do Coren/SC, Arlene Pagani, representou a instituição na Audiência.

          

Presidida pelo deputado Neodi Saretta, a Comissão debateu o andamento das filas de espera. De acordo com Saretta, ficou constatado que houve avanços importantes, mas ainda há muito a ser melhorado. “Temos que avançar mais nesta área de atendimento aos pacientes, pois em alguns procedimentos as filas estão andando muito devagar. Há casos em que passado um mês, a fila praticamente não andou”.  O deputado ressalta avanços como nas cirurgias de catarata onde muitos municípios conseguiram zerar a fila.

Ainda conforme Saretta, a publicação das listas de espera trouxe mais clareza e transparência, mas gera uma série de problemas que estão sendo verificados ao longo de sua execução. Para ele a audiência foi um momento importante para fazer os ajustes necessários. “Há um anseio muito grande por parte da população que está aguardando por procedimento para que essas filas sejam resolvidas. Esperamos uma solução mais ágil e mais eficiente para as pessoas que estão aguardando na fila por procedimento”.

Participaram da audiência parlamentares, o secretário estadual da Saúde, Acélio Casagrande, representantes de secretarias municipais da saúde, Ministério Público e Poder Judiciário.

Ouça aqui entrevistas com:
– Karin Gueller, superintendente de Regulação e Serviços Especializados da Secretaria de Estado da Saúde;
– deputado Fernando Coruja (Pode), proponente do debate;
– Acélio Casagrande, secretário de Estado da Saúde;
– deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia

Com informações e entrevistas da Rádio ALESC