Inscrições abertas: Curso Regional de Formação de Lideranças em Enfermagem do Coren/SC em parceria com o Coren/PR será em Mafra

As inscrições estão abertas para o Curso Regional de Formação de Lideranças em Enfermagem que desta vez será na cidade de Mafra, no Planalto Norte catarinense e terá a realização conjunta do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina(Coren/SC) com o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR).

O objetivo deste curso é fortalecer as práticas de Enfermagem nas equipes de saúde e ampliar a visibilidade da profissão com a preparação de líderes em várias instâncias, seja na assistência, no ensino, nas associações e conselhos municipais, na política, na pesquisa, entre outras áreas. Com apoio da ABEn-SC, ABEn-PR  e da Universidade do Contestado (UnC), a aula inaugural está marcada para o dia 28 de setembro no auditório do Bloco G na UnC, em Mafra. Serão realizados nove encontros com oito horas cada um, totalizando 72 horas/aula, sempre neste mesmo local. Serão contemplados assuntos como atuação político institucional, gestão, processos de trabalho, lutas políticas, ética, gestão de carreiras e conflitos.

A primeira aula será um painel sobre “O papel da liderança na Enfermagem”, onde estarão presentes representantes do Poder Legislativo e que são profissionais de Enfermagem. “Precisamos reforçar a importância de participar nos processos decisórios e tornarmos a categoria mais presente para conseguir as conquistas coletivas que tanto queremos. Somos maioria nas equipes de saúde”, afirma a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani.

O coordenador do curso é o enfermeiro Jorge Lorenzetti, professor da UFSC aposentado, ex-presidente da ABEn-SC. Em outras edições, Lorenzetti sempre reafirma que a competência técnica é importante, mas sozinha não é suficiente, pois é preciso o compromisso coletivo como meta.

Inscrições – Os interessados devem preencher o formulário AQUI até o dia 20 de setembro. Para concluir o curso e receber o certificado no último dia de aula, é preciso ter 75% de freqüência. As aulas serão ministradas na UnC, sempre às sextas-feiras,  nos períodos da manhã e da tarde.

Confira as datas das aulas:

Setembro: dia 28

Outubro: dias 5, 19 e 26