Enfermeiros de nove cidades receberam capacitação para uso dos Protocolos de Enfermagem

No dia 29 de agosto, quarta-feira, foi realizada a capacitação das(os) enfermeiras(os) de nove municípios da região Sul para uso dos Protocolos de Enfermagem, que foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis numa parceria com o Coren/SC e podem ser implantados pelos municípios interessados. Profissionais de Içara, Siderópolis, Forquilhinha, Treviso, Santa Rosa do Sul, Sangão. Balneário Rincão, Morro da Fumaça e Jaguaruna receberam a primeira parte do  treinamento em Criciúma, sob a coordenação da conselheira Elizimara Ferreira Siqueira junto com a equipe da Atenção Primária da Capital. A conselheira da região, Ioná Vieira Bez Birolo, esteve presente. A segunda etapa será realizada nos dias 18 e 19 de setembro.

Os Termos de Adesão que permitem a utilização dos Protocolos foi levado aos seus municípios pelos profissionais participantes.

Na capacitação estão sendo detalhados os procedimentos para uso dos Protocolos de Enfermagem, que definem os procedimentos da Enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Básica: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares.

“Os múltiplos documentos e recomendações que compõem os Protocolos estão baseados em evidências e reunidos numa ferramenta ampla e concisa”, disse a conselheira Elizimara, que concedeu entrevista à emissora de televisão explicando o papel da Enfermagem nas unidades básicas de saúde e como essas atividades tem permitido um aumento significativo de atendimentos, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.

Outras prefeituras solicitaram informações para assinar a parceria. Em termos operacionais, os profissionais podem imprimir os protocolos, mas o Coren/SC já colocou esses documentos em formato de e-Book (livro virtual), pois são atualizados permanentemente.