Presidente do Coren/SC faz reunião com gestores do Hospital Municipal São José em Joinville

Com o objetivo de trocar ideias e conhecer de perto os processos de Enfermagem em Joinville, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, esteve reunida com os enfermeiros Douglas Calheiros, diretor do Hospital Municipal São José, Christianne Naomi Grudtner, gerente de Enfermagem, e Fabiane Fernandes Almeida, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente.

Além de debaterem sobre os serviços de Enfermagem, os profissionais conversaram sobre a classificação dos pacientes e os desafios do dimensionamento das equipes, já que há reclamação de excesso de trabalho entre os integrantes do corpo técnico. “A nova Resolução do Conselho Federal esclarece como devem ser dimensionadas as equipes em cada área hospitalar, o que ajuda os enfermeiros a argumentarem com os gestores. Sabemos das dificuldades em todo o Estado e estamos sempre atendendo pedidos ou denúncias e assim conseguimos agir juridicamente em prol de melhorias”, disse a presidente Helga Bresciani.

A equipe diretiva do Hospital mostrou os números da instituição, destacou o adoecimento dos profissionais, já que a média de atestados é de 12% entre os membros das equipes. O diretor falou quais procedimentos estão sendo realizados para atender melhor a demanda, mas disse que o desafio é permanente.