Profissionais de Enfermagem agredidas verbalmente recebem apoio do Coren/SC em Sessão de Desagravo

Nesta terça-feira, dia 4 de setembro, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) realizou uma Sessão Pública de Desagravo na cidade de Gaspar para apoiar duas profissionais de Enfermagem que foram agredidas verbalmente por usuários dentro da Unidade Básica de Saúde. Com a condução da presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, o Desagravo foi em favor da Enfermeira Tássila Dias Malta Moreira Moura e da Técnica de Enfermagem Jucélia Elizio Gonzaga , que denunciaram os pacientes Jocelito de Souza Heninh e Sonia dos Anjos. O enfermeiro fiscal Daniel Matias Ghizoni também participou.

Assim como sempre ocorre, a Sessão foi aberta a todos os interessados e foi realizada no auditório da Policlínica Municipal Walmor Beduschi, no Bairro Sete de Setembro. Estiveram presentes colegas de trabalho das profissionais de Enfermagem, o superintendente de Saúde do município, Willian Kaiser, e a diretora de Saúde, Maria Gil Kinel.

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem em seu Art. 47, estabelece que o profissional tem o direito de requerer ao Conselho a adoção das medidas cabíveis para o desagravo público sempre que ofendido no exercício de sua profissão. A presidente destacou que o Coren/SC atua para que a profissão seja respeitada e possa trabalhar com dignidade.  “Ninguém deve ser agredido seja física ou verbalmente, em qualquer profissão. Na Enfermagem precisamos dar visibilidade a estes fatos, pois são estes profissionais que estão na frente dos serviços de saúde, 24 horas por dia e sete dias da semana, portanto são muitas vezes desrespeitados e precisam de apoio”, disse ela.

A presidente do Coren/SC fez a leitura da Nota de Desagravo que deferiu o pedido da profissional na Reunião Ordinária Plenária (ROP). O enfermeiro fiscal Daniel Ghizoni parabenizou as profissionais pela coragem em denunciar e ressaltou que todos os profissionais devem exigir respeito, mesmo entendendo as situações de fragilidade que muitos pacientes vivem. “Trabalhamos para fazer nosso melhor, portanto devemos receber o retorno igual dos usuários dos sistemas de saúde”, disse ele. A enfermeira Tássila agradeceu o empenho do Coren/SC para realizar a Sessão e mostrar à sociedade a importância da categoria, depoimento que foi corroborado pela técnica de Enfermagem Jucélia.