Outubro Rosa: Coren/SC apoia prevenção e luta contra o câncer

O mês de outubro já está muito interligado com as batalhas de prevenção do câncer de mama e ganhou novas dimensões ao longo dos anos para alertar também sobre outros tipos de câncer que atingem mais as mulheres. O movimento nacional envolve várias esferas da sociedade em prol destas causas, como o Coren/SC que todos os anos dá visibilidade ao Outubro Rosa entre os profissionais de Enfermagem. Somente o câncer de mama deve atingir 57 mil mulheres em 2018 provocando a morte de 15 mil delas, sendo considerada a maior causa de morte de mulheres no mundo.

Em Santa Catarina várias ações são realizadas, em especial pela atual Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), que completa 18 anos de existência e passa a se chamar AMUCC, Amor e União Contra o Câncer. Há nove anos a AMUCC desenvolve vários eventos que, somente em 2017, alcançou mais de um milhão de pessoas. Entre palestras, capacitações, manifestações artísticas e adoção da cor rosa iluminando e colorindo símbolos públicos ou instituições privadas, o Outubro Rosa em Florianópolis ganhou reforço em 2018 com o slogan “Vencer o câncer, eu apoio esta luta”.

Um diferencial em relação a programação do ano passado, será um jantar de encerramento do Outubro Rosa, no Lira Tênis Clube, dia 30 de outubro, que passa a ser a mais nova fonte de recursos oficial da instituição. Destaque ainda para o programa Fila Zero que durante todo o mês arrecada recursos para realização de exames de diagnóstico do câncer na mulher e, além dos tradicionais apoiadores, Allegran, FIESC/SESI, Hippo Supermercados, Codde Comunicação Digital, Casa de Saúde São Sebastião, Vozes de Santa Catarina, Lapoge UFSC, Koerich e Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Shopping Iguatemi, D´Vie, e Orsegups, também passam a fazer parte deste grupo.

SAIBA MAIS – A AMUCC atende pacientes de diversos tipos da doença, trabalha com prevenção, capacitação de agentes comunitários de saúde, oficinas de arteterapia, educação à distância, orientação jurídica e apoio às famílias. Mutirão de cirurgias, Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer, oferta de exames com o projeto “Fila Zero” e Mutirão de Reconstrução Mamaria, também fazem parte das ações da AMUCC, que coordena a RECAN, Rede de Controle do Câncer em Santa Catarina, formada por 20 organizações com o objetivo de defender o paciente por meio de controle social. Complementa ainda as ações da AMUCC o projeto Laringe Eletrônica que, em parceria com a ACBG – Associação de Câncer de Boca e Garganta, vai oferecer 350 laringes eletrônicas em todo o país.

 

Acompanhe a programação 2018 do movimento da AMUCC:

 

WhatsApp Image 2018-09-20 at 08.09.41

Confira os números da campanha Outubro Rosa em 2017:

número OR 2017