Conselheira prestigia I Jornada Científica Catarinense de Bloco Operatório que divulgou produção da Enfermagem

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Enfermagem, recebeu no dia 23 de novembro, sexta-feira, a I Jornada Científica Catarinense de Bloco Operatório, promovida pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). O evento ocorreu no Auditório da Reitoria tendo na abertura a presença da vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, representantes da SOBECC Nacional e da conselheira do Coren/SC, Evangelia Kotzias Atherino dos Santos.

O objetivo foi divulgar a produção científica da Enfermagem nas áreas de Centro Cirúrgico, Recuperação pós-anestésica, Centro de Material e Esterilização, promovendo um espaço para atualização, discussão e troca de experiências de profissionais do Estado.

Criada em 1982, a SOBECC cria discussões focadas na prática de enfermagem e pesquisa científicas sobre a assistência prestada no Bloco Operatório. Uma de suas atividades é uma revista científica que divulga pesquisas relacionadas ao bloco Operatório e, se tornou veículo oficial da enfermagem perioperatória brasileira, classificada pelo sistema Qualis/Capes e possuir versão bilíngue, estão entre os periódicos com menores prazos entre a submissão e publicação.

Dentre os temas do evento, haverá uma palestra sobre “Simulação clínica perioperatória: habilidades técnicas e comportamentais para desenvolvimento do profissional”, além de um debate sobre  ‘Informatização do checklist cirúrgico’, com Larissa de Siqueira Gutierres (Hospital Baía Sul/SC) e uma Mesa redonda sobre ‘O cenário da segurança do paciente no ambiente cirúrgico: do ensino à gestão do processo, com Josiane de Oliveira Vivan (avaliadora líder do Sistema Brasileiro de Acreditação, membro do Comitê Técnico de Revisões Técnicas da ONA, Superintendente do IPASS/PR) e Neide Knihs (UFSC/SC).