Coren/SC promove capacitação para uso dos Protocolos de Enfermagem em Tubarão e região

Os profissionais de Enfermagem que atuam na Atenção Primária nas cidades de Tubarão, Santa Rosa do Sul, Jaguaruna e Içara receberam capacitação na quarta-feira, dia 21 de novembro, para uso dos Protocolos de Enfermagem, que são vários documentos reunidos para definir padrões de atendimento aos usuários. A conselheira do Coren/SC, Elizimara Ferreira Siqueira, coordenou a oficina junto com a equipe da Atenção Primária da Capital. Estavam presentes as enfermeiras fiscais Daiane Leandro Freitas e Edna Silca Camilo de Souza.

Na ocasião, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão, Daisson Trevisol, assinou os termos de adesão que permitem a utilização dos protocolos. “Esse é um marco importante para a enfermagem e principalmente para a Fundação Municipal de Saúde de Tubarão. É essencial o atendimento desses profissionais”, destacou. A gerente da FMS, enfermeira Chaiana Marcon, a presidente da Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem, Shaiane Salvador e a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Vanessa Venâncio, ressaltaram a importância de qualificar os enfermeiros para dar resposta ao usuário dos serviços de saúde até no mesmo dia e que isso significa acesso. Além disso, contribui não só para saúde, para atenção primária, para Enfermagem, mas sobretudo a assinatura do termo de adesão contribui para o aumento do acesso à saúde pela população.

Na capacitação estão sendo detalhados os procedimentos para uso dos Protocolos de Enfermagem, que definem os procedimentos da Enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Primária: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares.

Em termos operacionais, os profissionais podem imprimir os protocolos, mas o Coren/SC já colocou esses documentos em formato de e-Book (livro virtual), pois são atualizados permanentemente.