Nota de Esclarecimento sobre Hospital São João Batista em Imaruí

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) vem a público esclarecer que o fechamento do Hospital de Caridade São João Batista, na cidade de Imaruí, deve-se a vários problemas encontrados na instituição e tal decisão foi motivada pela falta de repasse de recursos do município e do Estado, depois de liminar concedida na Justiça.

Em agosto deste ano, a instituição foi fechada pela Vigilância Sanitária Estadual e em abril de 2017 o Coren/SC realizou a interdição ética do Hospital de Caridade São João Batista, uma instituição privada, sem fins lucrativos e pertencente a uma associação que possui diretoria própria. A interdição dos serviços de Enfermagem foi realizada depois de pouco mais de seis anos da primeira fiscalização, segundo relatos das fiscais da Subseção de Criciúma. Naquela época já haviam sido apontadas várias irregularidades que continuaram existindo, como a ausência de Enfermeira(o) Responsável Técnico, péssima estrutura na área de esterilização, falta de registros dos serviços de assistência de Enfermagem, enfim, por más condições de trabalho.

Nada foi feito de melhorias e nem contratados Enfermeiras(os). Ocorreram várias outras reuniões, orientações e até tentativa de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), mas não foi aceito pela instituição.
Portanto, o fechamento completo nada a tem ver com a fiscalização do Coren/SC, que solicitou apenas o cumprimento da legislação que pede a presença de um Enfermeiro em todo o período de funcionamento.

Plenário do Coren/SC
Gestão 2018/2020