Encerrou em Mafra o Curso Regional de Formação de Lideranças em Enfermagem com apresentação de trabalhos e entrega de certificados

Iniciou em 28 de setembro e terminou nesta sexta, 14 de dezembro, o Curso Regional de Formação de Lideranças em Enfermagem que desta vez ocorreu na cidade de Mafra, no Planalto Norte catarinense e teve a realização conjunta do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina(Coren/SC) com o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR). No último encontro, a presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, a do Coren/PR, Simone Peruzzo, e o coordenador do curso de Enfermagem da UnC, Esvaldo Antunes, iniciaram destacando as principais atividades do curso e mostrando dados da pesquisa de satisfação, incluindo elogios e sugestões apontadas pelos alunos. Além disso, Helga apresentou alguns resultados da mobilização política da categoria, como aprovação de projetos de lei em benefício dos profissionais, e da participação em entidades representativas.

Primeiro grupo

Em seguida, os alunos apresentaram os trabalhos realizados em seis grupos, sendo que a escolha do tema e do formato eram livres. O primeiro grupo abordou a liderança na Atenção Primária, realizando uma pesquisa entre os integrantes da Estratégia da Saúde da Família de Itaiópolis. A conclusão é que a equipe reconhece a(o) enfermeira(o) como líder e percebe a importância deste para facilitar o processo de trabalho.

Segundo grupo

Terceiro grupo

O segundo grupo perguntou aos estudantes, professores e profissionais se a graduação colabora na formação de gestores e líderes. Foi apresentado um vídeo com depoimentos e um pouco da história da Enfermagem, além de tratar da liderança. O terceiro grupo fez um trabalho sobre o auto-conhecimento dos participantes do curso e se estes se viam como líderes, quais tipos e características possuíam para tal. Mais de 80% das respostas foram de enfermeiras(os), 9% de técnicos e apenas 4% de estudantes, sendo que a maioria (63%) está na faixa etária até 40 anos.

Quarto grupo

Quinto grupo

O quarto grupo abordou os desafios da Enfermagem com base em avaliação de artigos científicos publicados recentemente. Percebeu-se que os enfermeiros são líderes com dupla dimensão do processo de trabalho, pois estão na assistência e no gerenciamento das

Sexto grupo

atividades. O quinto grupo de alunos falou das potencialidades da(o) enfermeira(o) no exercício da liderança na Atenção Primária. Para concluir as apresentações, o sexto grupo pesquisou o papel da(o) enfermeira(o) na Atenção Primária com distribuição de questionário entre profissionais nas unidades básicas de saúde de Porto União(SC) e Rio Negro(PR). O objetivo foi identificar se diante das atribuições, é possível atuar como líder.

Por fim, foi realizada a entrega dos certificados de conclusão do curso. A presidente do Coren/SC pediu que cada um olhasse para as palavras que foram escritas no primeiro dia de aula, fizessem uma avaliação breve de como foi o curso e se atingiram a expectativa expressada na palavra que registraram.

O objetivo do curso é fortalecer as práticas de Enfermagem nas equipes de saúde e ampliar a visibilidade da profissão com a preparação de líderes em várias instâncias, seja na assistência, no ensino, nas associações e conselhos municipais, na política, na pesquisa, entre outras áreas. Com apoio da ABEn-SC, ABEn-PR  e da Universidade do Contestado (UnC), a aula inaugural teve a presença de lideranças da Enfermagem e representantes do Legislativo estadual e federal.

Foram realizados nove encontros com oito horas cada um, totalizando 72 horas/aula, sempre no mesmo local. A turma teve 80 participantes, entre enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem, além de alguns estudantes das últimas fases da graduação. Foram contemplados assuntos como atuação político institucional, gestão, processos de trabalho, lutas políticas, ética, gestão de carreiras e conflitos.

“Precisamos reforçar a importância de participar nos processos decisórios e tornarmos a categoria mais presente para conseguir as conquistas coletivas que tanto queremos. Somos maioria nas equipes de saúde”, afirma a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani.

O coordenador do curso é o enfermeiro Jorge Lorenzetti, professor da UFSC aposentado, ex-presidente da ABEn-SC. Lorenzetti sempre reafirmou que a competência técnica é importante, mas sozinha não é suficiente, pois é preciso o compromisso coletivo como meta. A estrutura do curso é baseada em aulas e palestras presenciais, oficinas e, ao final do curso, apresentação dos trabalhos que são realizados em grupo e foi feita a entrega de certificados.

VEJA A GALERIA DE FOTOS, CLIQUE AQUI