Joaçaba e Lages receberam encontro sobre Desafios na Atenção Primária

Nos dias 16 e 17 de abril, o Coren/SC deu continuidade aos eventos batizados de “Desafios da Enfermagem na Atenção Primária”, realizado em parceria com a Gerência de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde com objetivo de reunir gestores e profissionais para abordar a Política Nacional de Atenção Básica, oportunizar oficinas para integrar os profissionais e promover qualificação na área. Desta vez foram as cidades de Joaçaba e Lages, respectivamente, que receberam o encontro.

Na abertura do evento em Joaçaba, no campus da Unoesc, os cerca de 80 participantes ouviram a  presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, que destacou a importância de debater as competências e atividades privativas das(os) enfermeiras(os) nas Unidades Básicas de Saúde. Na mesa estavam também a conselheira do Coren/SC Dayane Borille, a coordenadora do Núcleo Qualifica na Atenção Primária à Saúde (APS), Ira Silva, a apoiadora do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) na região, Alessandra Daros Nunes,  a coordenadora do curso de Enfermagem da Unoesc, Márcia da Rocha Restelatto, e a representante da Diretoria da Vigilância Epidemiológica do Estado, Cleci Lucini. As enfermeiras fiscais Ignês Balatka Weber e Laryssa Inouê também acompanharam as discussões.

Em Lages foram cerca de 110 participantes reunidos no Map Hotel. Além das representantes da Secretaria de Estado da Saúde e da presidente do Coren/SC que estiveram em Joaçaba, também estavam presentes a secretária municipal de Saúde, Odila Waldrich, a conselheira do Coren/SC Rosângela Borges, a apoiadora do Cosems na região, Cátia Marcon, o gerente Regional de Saúde, Aloísio Piroli, e as enfermeiras fiscais Giana Marlize Boeira Poetini e Lilian Farias Heinzen.

Nas duas cidades ocorreram palestras pela manhã e depois, em grupos durante a tarde, os profissionais participaram de oficinas com facilitadores da Gerência de Atenção Básica à Saúde, da Gerência Regional de Saúde e da Vigilância Epidemiológica. Os trabalhos iniciaram com uma explanação da coordenador do Núcleo Qualifica sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e o que vem mudando, além de mostrar algumas das funções do Estado e dos municípios. Em seguida, foi iniciada uma Mesa Redonda com a participação da presidente do Coren/SC, abrindo para o debate com os presentes ao final da apresentação.

Foram abordadas informações importantes sobre a legislação atual, as portarias que vem alterando a atuação dos agentes comunitários de saúde e que compõem as equipes de Estratégia de Saúde da Família, assim como os participantes puderam expor os desafios e situações que ocorrem no dia a dia.

A presidente do Coren/SC ressaltou a relevância do planejamento e organização dos serviços de Enfermagem, que deve ser feita pelas(os) enfermeiras(os). “O papel de protagonista na equipe deve ser sempre lembrado, pois pela nossa lei do exercício temos autonomia e podemos realizar a consulta de Enfermagem. Isso permite melhorar a resolutividade, agilizar o atendimento e ampliar a qualidade na Atenção Primária”, disse Helga.

Os próximos encontros ocorrerão em Blumenau (23/4) e São Bento do Sul (30/4). No ano passado foram realizados os quatro primeiros encontros nas cidades de Criciúma (06/11), Florianópolis (20/11), Itajaí (06/12) e Chapecó (11/12).