Blumenau e São Bento do Sul sediaram últimos eventos da série de Encontros sobre Desafios na Atenção Primária

Mais dois eventos foram realizados em abril e assim finalizaram a série de oito encontros sobre os “Desafios da Enfermagem na Atenção Primária” promovidos pelo Coren/SC desde novembro do ano passado e que abrangeram todas as regiões do Estado.

Em parceria com a Gerência de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, o objetivo destas atividades foi reunir gestores e profissionais para abordar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), oportunizar oficinas para integrar os profissionais e promover qualificação na área. Desta vez foram as cidades de Blumenau e São Bento do Sul que receberam o encontro, respectivamente nos dias 23 e 30 de abril.

Em Blumenau, no campus da Furb, mais de 110 profissionais de Enfermagem participaram. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, fez a abertura junto com autoridades presentes, como o gerente regional de Saúde em Blumenau e o representante da Secretaria Municipal de Saúde. Ela falou da importância de debater as competências e atividades privativas das(os) enfermeiras(os) nas Unidades Básicas de Saúde. Os enfermeiros fiscais da subseção de Blumenau Daniel Ghizoni e Francine Evaldt também acompanharam o evento.

A conferência sobre o Desafio da Enfermagem foi realizada em seguida pela coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Benedito Novo, Alexandra Stortti, que falou da PNAB e o que vem mudando, além de mostrar algumas das funções dos municípios. Em seguida, foi iniciada uma Mesa Redonda com a participação da presidente do Coren/SC, junto com Fernanda Vicenzi, apoiadora do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) na região e Marcos Maeyama, doutor em Saúde Coletiva. Durante a tarde, os profissionais participaram de oficinas com Alexandra Stortti sobre o Programa Qualifica APS e com as representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau Cleusa Marchioro e Simone Rodrigues, que focaram na Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual.

Em São Bento do Sul foram cerca de 80 participantes reunidos no Centro de Vigilância a Saúde. Na abertura esteve presente o secretário municipal de Saúde, Manuel Del Olmo, e a Mesa Redonda teve participação da representante do Cosems na região, Fabiana Luz, da representante da Regional de Saúde, Kelly Lentz de Souza, e a representante da Vigilância Epidemiológica, Graziele Kovalski.

Depois das palestras pela manhã, sob a coordenação da presidente do Coren/SC, os participantes se dividiram em grupos durante a tarde para as oficinas com o enfermeiro Alexandre Engel, a farmacêutica Susane Cassias e o apoiador do Cosems no Planalto Norte, Ricardo de Paula. Foram abordadas informações importantes sobre a legislação atual, as portarias que vem alterando a atuação dos agentes comunitários de saúde e que compõem as equipes de Estratégia de Saúde da Família, assim como os participantes puderam expor os desafios e situações que ocorrem no dia a dia.

A presidente do Coren/SC ressaltou a relevância do planejamento e organização dos serviços de Enfermagem, que deve ser feita pelas(os) enfermeiras(os). “O papel de protagonista na equipe deve ser sempre lembrado, pois pela nossa lei do exercício temos autonomia e podemos realizar a consulta de Enfermagem. Isso permite melhorar a resolutividade, agilizar o atendimento e ampliar a qualidade na Atenção Primária”, disse Helga.

No ano passado foram realizados os quatro primeiros encontros nas cidades de Criciúma (06/11), Florianópolis (20/11), Itajaí (06/12) e Chapecó (11/12). E neste ano ocorreram em Joaçaba (16/4) e Lages (17/4).

Blumenau

São Bento do Sul