Projeto Conatenf em Ação visitou escolas técnicas de Enfermagem de Florianópolis

O projeto Conatenf em Ação chegou em Santa Catarina na última segunda-feira, dia 6 de maio, para realizar encontros com escolas de formação técnica em Enfermagem de Florianópolis. Aprovado em reunião plenária do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf), o projeto vai aproximar e esclarecer a finalidade e a função do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem para coordenadores de curso e de alunos em fase de formação. Além de dar a oportunidade para que o futuro profissional conheça o Conselho e suas atribuições. Com tempo limitado, o projeto teve início em março e permanece até outubro deste ano.

Em Florianópolis, os representantes do Conatenf Jairo Moraes Saraiva, Emerson Cordeiro Pacheco, Rosângela Fernandes Alves França, coordenadora da Comissão, estiveram em cinco escolas acompanhado das conselheiras do Coren/SC Alessandra Junkes Coutinho e Daniela Maçaneiro e do conselheiro Vilmar Wanderet. Foram visitadas em três dias (6 a 8 de maio) as escolas Geração, Senac/SC, Advance, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Escola Pró-Saúde. Além disso, foi realizada uma atividade dentro da sede do Coren/SC com alguns convidados para explicar a iniciativa da Comissão e como seriam realizadas as palestras com os alunos.

“Foi gratificante ver alunos das primeiras fases muito participativos e com debates importantes relacionados à profissão”, disse a conselheira Daniela Maçaneiro.

Sobre a Conatenf – Desde 2015, quando o Cofen aprovou a criação da Comissão Nacional de Técnicos de Enfermagem, o grupo passou a atuar como porta-voz do nível médio na autarquia. Com caráter permanente, a comissão possui função propositiva e consultiva, aprimorando a interlocução com auxiliares e técnicos de Enfermagem.