Coren/SC pede aos gestores defesa dos profissionais de Enfermagem

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, entregou hoje um documento aos gestores da área da saúde em Santa Catarina para solicitar que adotem medidas urgentes e imprescindíveis, especialmente em matéria de gestão de Recursos Humanos de Enfermagem, sendo prioritária a disponibilização de recursos para contratação de profissionais de Enfermagem, visando garantir a continuidade do funcionamento com a máxima operacionalidade de todos os serviços, principalmente neste período de combate à pandemia causada pelo Covid-19. O pedido foi entregue ao Secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, e a todos os secretários municipais de saúde.

CONFIRA NA ÍNTEGRA O OFÍCIO, CLIQUE AQUI

Outro documento será entregue amanhã aos representantes do Ministério Público de Santa Catarina e Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), e ao Ministério Público Federal, Seção Santa Catarina. A solicitação é para que recomendem aos gestores que profissionais de Enfermagem que estão no grupo de risco (acima de 60 anos, Imunossuprimidos, Portadores de doenças crônicas ou cardiopatas, gestantes e lactantes)  sejam remanejados da área assistencial direta com pacientes contaminados para áreas e tarefas de menor risco.

“Somos a maior parte das equipes de saúde e ficamos com o cuidado aos pacientes 24 horas por dia. O uso de Equipamentos de Proteção Individual é fundamental para garantirmos segurança e a continuidade dos atendimentos durante os próximos meses”, disse a presidente.

O Coren/SC tem registrado hoje de 61.133 (sessenta e hum mil, cento e trinta e três) profissionais de Enfermagem catarinenses atuantes nos diferentes níveis de atenção (Primária, média e alta complexidade), tanto na rede pública quanto privada, que juntamente com os médicos compõem a linha de frente no combate e controle da propagação do novo Coronavírus (COVID-19).

O documento alerta que ao analisarem a evolução da doença nos países em que as infecções por COVID-19 ocorreram antes do Brasil, observa-se a ocorrência significativa de contaminação de profissionais de Enfermagem provocando grandes transtornos na assistência à população decorrentes da dificuldade na recomposição das equipes de Enfermagem. “Acreditamos que tal episódio também poderá ocorrer no nosso país”, disse a presidente.

O Coren/SC, com base nos relatórios emitidos pela fiscalização, há muito tempo vem alertando quanto ao subdimensionamento das equipes de Enfermagem nas Instituições públicas e privadas de todo o Estado, entretanto os gestores do Sistema de Saúde não tem compreendido a vital importância desse aspecto para oferta da assistência à saúde segura e de qualidade para a população catarinense. “O momento é de união de esforços, mas precisamos pensar na longevidade da capacidade das equipes e este cenário revela a importância da nossa categoria”, concluiu.