Diretoria do Coren/SC esteve em nove hospitais na Grande Florianópolis

Hospital Governador Celso Ramos

Para apoiar os profissionais de Enfermagem e ver de perto como estão sendo implantados os fluxos de atendimento nas instituições de saúde, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, junto com a vice-presidente Daniella Farinella Jora e a tesoureira Alessandra Junkes Coutinho iniciaram na quarta-feira (25/3) inspeções aos hospitais da Grande Florianópolis.

Hospital Nereu Ramos

Com as mudanças nos procedimentos, diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid19), a Secretaria de Estado da Saúde orientou as equipes a tomarem as precauções necessárias em todas as unidades. As integrantes da Diretoria do Coren/SC estiveram no Hospital Governador Celso Ramos, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Infantil Joana de Gusmão e Hospital Nereu Ramos. Realizaram reuniões com os Responsáveis Técnicos e conversaram com profissionais da linha de frente. Orientaram a importância do dimensionamento, dos equipamentos de proteção individual e as capacitações a todos os profissionais da linha de frente e retaguarda no atendimento ao Covid – 19. Também orientaram que os profissionais de Enfermagem que estão no grupo de risco fossem tirados da linha de frente e se necessário afastados. “Foi importante fazer este acompanhamento e aproximação com os Responsáveis Técnicos. Vimos que os fluxos de trabalho estão organizados e podemos constatar que as equipes estão preparadas para este enfrentamento”, disse a presidente Helga Bresciani.

Hospital Florianópolis

No dia seguinte (26/3) foi a vez de passar pelo Hospital de Caridade e do Hospital Baía Sul, também em Florianópolis. Nos dois locais também já foram implantados planos de contingência, os fluxos e treinadas as equipes que irão atender diretamente os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Na sexta-feira (27/3) as integrantes da  Diretoria passaram pelo Cepon, Hospital Florianópolis e Hospital Homero de Miranda Gomes, em São José. Em todos conversaram com os gerentes de Enfermagem e inspecionaram as áreas preparadas para receberem os pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid -19.

Sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a Diretoria constatou que há o uso adequado pelos profissionais que estão nas áreas que recebem os casos suspeitos, assim como há os procedimentos de segurança dos pacientes e acompanhantes. “Em todas as unidades pudemos conversar, colocar o Coren/SC como apoio para garantir as condições de trabalho neste momento de emergência em todo o país”, disse a vice-presidente Daniella Jora.

Além deste acompanhamento, a Fiscalização do Coren/SC está recebendo as denúncias e informações dos profissionais de Enfermagem em todo o Estado e orientando os RTs sobre procedimentos e, em alguns casos, estão fazendo inspeções in loco para constatar os desafios ainda existentes no enfrentamento ao Covid-19.