Instituições de Itajaí e Balneário Camboriú foram inspecionadas pela Direção do Coren/SC

 

Mais cinco instituições de saúde do Estado receberam as conselheiras do Coren/SC para uma inspeção. Durante a terça-feira (7/4), no Dia Mundial da Saúde, a presidente do Coren/SC Helga Regina Bresciani e a tesoureira Alessandra Junkes Coutinho estiveram nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Central e Cordeiro, ambas em Itajaí, assim como estiveram na Secretaria Municipal de Saúde e fizeram reunião com a coordenação de Enfermagem  das respectivas UPAs e Responsável Técnica  da Secretaria  onde enfatizaram a importância dos Equipamentos de Proteção Individual , o dimensionamento adequado  e a capacitação, assim como orientações  de todos os fluxos e protocolos para as equipes. Também estiveram em Itajaí no Hospital Marieta Konder Bornhausen e em Balneário Camboriú, no Hospital Municipal Ruth Cardoso onde puderam orientar e averiguar as condições de trabalho das equipes.

Estes cinco somam-se aos outros treze hospitais inspecionados pela Direção na semana passada. Em todas as instituições as conselheiras puderam checar os procedimentos implantados, conversaram com as equipes de Enfermagem e com os Responsáveis Técnicos.  Além de verificar a existência de planos de contingência, também atestaram os cuidados nas áreas de isolamento e pediram o dimensionamento de profissionais para atendimento aos casos suspeitos e confirmados do Covid-19.

O trabalho da Fiscalização vem seguindo um fluxo, envolvendo conselheiros e enfermeiros fiscais, sendo que outras inspeções estão sendo realizadas em todo o Estado, de acordo com as denúncias recebidas pela Fiscalização do Coren/SC.