Trabalho da Rede Cegonha Serra Catarinense ganha primeiro lugar no chamamento do MS e OPAS/OMS para produção de materiais sobre prevenção da sífilis

O Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) anunciaram o resultado final do chamamento público para produção de materiais de comunicação sobre prevenção da sífilis para veiculação em rádios brasileiras. Nessa terceira e última fase, o processo contou com a apuração de um Júri de Formadores de Opinião. O grupo da Rede Cegonha Serra Catarinense ficou em primeiro lugar pelo trabalho realizado de prevenção na transmissão da sífilis. A enfermeira Daniela Rosa de Oliveira é a coordenadora Regional.

Dos 51 conteúdos recebidos na fase inicial, foram selecionados para a terceira fase 16 finalistas de 15 instituições de ensino. Destes, foram eleitos os seis melhores conteúdos pelo júri de formadores de opinião. O chamamento público teve a participação de 18 estados, 35 municípios e 44 instituições de ensino superior, públicas e privadas, de todas as regiões do país. As peças de comunicação foram apresentadas em três formatos: spot, podcast e reportagem.

Tendo em vista a pandemia de COVID-19, o plano de divulgação dos seis conteúdos vencedores será definido posteriormente. A premiação dos vencedores também ocorrerá em outra data, já que o 12º Congresso de HIV/Aids e o 5º Congresso de Hepatites Virais (1º Congresso de IST), que estavam programados 20 e 23 de julho de 2020, também foram adiados em razão da emergência internacional de saúde pública. Os ganhadores terão suas inscrições e passagens custeadas para esses congressos, que acontecerão em Belém, Pará.

Haverá ampla divulgação dos 16 trabalhos finalistas, com destaque especial aos seis vencedores nas categorias spot, reportagem e podcast, no Laboratório de Boas Práticas da OPAS/OMS, hospedado no Portal de Inovação da Gestão do SUS.

O Ministério da Saúde e a OPAS/OMS agradecem a colaboração dos profissionais de comunicação e saúde que participaram dos processos avaliativos do chamamento público, assim como instituições parceiras: Radio Nacional de Brasília/EBC, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), a Rede de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Federais e a Rede da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Confira abaixo os seis trabalhos vencedores:

070420 inscritoseditalsfilis