Coren/SC faz entrega de máscaras PFF2 para uso dos profissionais de Enfermagem em UTI

Hospital Regional de São José

A semana começou com a entrega de máscaras do tipo PFF2 para os profissionais de Enfermagem que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Homero de Miranda Gomes (Regional de São José), do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina e do Hospital Florianópolis, que é referência para atendimento à Covid-19. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, e a conselheira tesoureira Alessandra Junkes Coutinho estiveram nas três instituições e conversaram com os Responsáveis Técnicos. Esse equipamento de proteção individual foi adquirido pelo Cofen e entregue aos Conselhos Regionais para distribuição de acordo com a prioridade no atendimento aos casos do novo coronavírus.

No Hospital Regional, o gerente de Enfermagem Daywson Pauli Koerich relatou como está a situação e disse que em relação à Covid-19 ainda está sob controle e com poucos casos, mas o que vem ocorrendo são internações de outras doenças com mais gravidade do que normalmente. “As pessoas não mantiveram os cuidados de prevenção e acompanhamento, estamos recebendo muitos casos que estavam represados”, contou.

Instituto de Cardiologia de Santa Catarina

No Instituto de Cardiologia, a responsável técnica Ana Paula Trombetta relatou situação parecida, mas alertou sobre os afastamentos de profissionais, que hoje chega a 26 técnicos e auxiliares e 7 enfermeiros com suspeita de Covid-19.

Hospital Florianópolis

O gerente de Enfermagem do Hospital Florianópolis, David Molina, disse que estão preparados para receber os casos do novo coronavírus e que a situação ainda está tranquila.

Outras entregas serão realizadas ainda esta semana na região da Grande Florianópolis e em seguida nas instituições das principais cidades do Estado, em especial aos fazem atendimento aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19. “Nosso compromisso é proteger os profissionais de Enfermagem e, ao mesmo tempo, atuar em defesa à população que dependem da nossa categoria para receber um cuidado seguro e de qualidade”, afirma a presidente Helga Bresciani.

Chamamento Público – Para complementar as entregas das máscaras PFF2 que estão chegando do Cofen em lotes, o Coren/SC abriu também chamamento público para aquisição de máscaras cirúrgicas. O objetivo é entregá-las diretamente aos profissionais nas instituições.

Prioridades para entrega das máscaras:

  • Instituições com leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com pacientes suspeitos e/ou confirmados de Covid-19;
  • Prontos-socorros;
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).