Cofen define competências no cuidado a pacientes em ventilação mecânica

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou, na última quarta-feira (6/5), a Resolução 639/2020, que define as competências do enfermeiro no cuidado aos pacientes em ventilação mecânica no ambiente extra e intra-hospitalar.

No âmbito da equipe de enfermagem, o enfermeiro é responsável pela montagem, testagem e instalação de aparelhos de ventilação mecânica invasiva e não-invasiva em pacientes adultos, pediátricos e neonatos. Já no processo de Enfermagem, é competência do profissional a monitorização, a checagem de alarmes, o ajuste inicial e o manejo dos parâmetros da ventilação mecânica tanto na estratégia invasiva quanto não-invasiva.

“Principalmente no momento de pandemia que vivemos, os profissionais precisam estar respaldados e saberem sobre suas competências, já que possuem participação fundamental em todo o processo de tratamento dos pacientes”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

A deliberação também define a coleta de sangue arterial para fins de monitorização gasométrica e respiratória no âmbito da equipe de Enfermagem como procedimento privativo do Enfermeiro.

A Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

 

Fonte: Ascom – Cofen