Coren/SC participa da Semana Acadêmica da UNESC

Um diálogo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e com a presidente do Coren/SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina), Helga Regina Bresciani, abriu a 18ª Semana Acadêmica de Enfermagem da Unesc. O evento, que tem como tema “Qualidade em Enfermagem e saúde na defesa do SUS (Sistema único de Saúde)”, se estende até a próxima sexta-feira (15/5), por meio de ferramentas virtuais. As palestras serão transmitidas no You Tube.

Segundo a coordenadora do curso, Ioná Vieira Bez Birolo, a Semana rompe a barreira do distanciamento social por meio do conhecimento e promove importantes trocas de informação para a formação acadêmica dos estudantes e crescimento dos profissionais. “Não estamos fisicamente próximos, mas podemos estreitar este contato de forma virtual. Na edição deste ano temos muitos motivos para comemorar, pois no plano global a Enfermagem ganha visibilidade com as comemorações do bicentenário de Florence Nightingale e com a indicação da OMS para 2020 como o ano da Enfermagem e da Obstetrícia. Não podemos deixar de citar que neste cenário de pandemia a profissão tem mostrado sua força e sua competência”, afirma.

A presidente da comissão organizadora, Paula Zugno, conta que o evento tem o objetivo de discutir temas relacionados à saúde, destacando a importância da profissão e desafios presentes. “Hoje, dia de abertura, abordaremos assuntos relacionados à liderança, valorização e a atuação profissão no combate à pandemia. Amanhã, quando comemoraremos o Dia Internacional da Enfermagem, a conversa será sobre forças e desafios da Enfermagem”, explica.

Ao longo da semana, inovação, futuro da profissão, gerência nas redes de atenção da saúde, pesquisa científica e empreendedorismo serão debatidos, com a presença confirmada da professora de Enfermagem e diretora da Cepen (Centro de Ensino e Pesquisa em Enfermagem), doutora Maria Itayra Padilha; da enfermeira e deputada federal, Carmen Zanotto, e da conselheira do Coren, Daniella Regina Farinella Jora.

O evento também terá momentos de aprendizagens práticas, nas oficinas.

A 18ª Semana Acadêmica de Enfermagem é realizada em paralelo à 81ª Semana Brasileira de Enfermagem. Para mais informações ou realizar a inscrição basta clicar aqui ou ligar no contato (48) 3431-2562.

É preciso valorizar a Enfermagem

A troca de conhecimentos da noite iniciou com as reflexões da presidente do Coren/SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina), Helga Regina Bresciani. Com mais de 30 anos de experiência, a profissional abordou o tema “Enfermagem na linha de frente: protagonismo e competência no combate à pandemia”. “De uma hora para outra o mundo mudou. A Enfermagem, uma profissão que sempre esteve em transformação, mostra seu protagonismo. Nós estamos 24 horas por dia cuidando das pessoas e cuidar nunca foi um verbo tão falado como agora”, frisa Helga.

Além da pandemia, a presidente também evidenciou os direitos do profissional, importância da valorização, segurança no trabalho, união entre os profissionais, atuação do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina e respondeu questionamentos dos espectadores.

O desafio da liderança

Liderança, gestão de excelência e resiliência. Desde o nascer da profissão, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, estes adjetivos fazem parte do caminho do profissional.  A pandemia da Covid – 19, segundo ela, reafirma esta verdade. “Ao mesmo tempo que os seres humanos são convocados a repensar sua existência, o profissional de Enfermagem é colocado em evidência. Precisamos então ocupar este lugar, com as competências e habilidades necessárias e a determinação que as lutas nos convocam”, enaltece.

Doutora em Ciências da Saúde, Luciane trouxe seus mais de 30 anos de experiência para falar sobre o tema “Gestão e liderança na Enfermagem nos tempos atuais”. A reitora conduziu sua palestra com o objetivo de responder os questionamentos:

• A liderança é um traço de formação ou de personalidade?
  • Quais habilidades e competências devem ter o enfermeiro?
  • Quais as características de um líder?
  • Quais os desafios da liderança?
  • Qual a percepção da realidade no processo de liderança?

“Enquanto os outros veem caos e confusão, o líder vê o cenário como uma oportunidade de transformação. Eles são persistentes e seguem em direção a sua proposta. É importante salientar que ninguém nasce pronto. Liderança não é um traço de personalidade. Ela é uma competência construída”, afirma.

Os momentos da noite nas ferramentas virtuais foram conduzidos pela presidente do Centro Acadêmico do curso, Bruna Mendes.

Fonte: AICOM – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing da UNESC
Leonardo Ferreira – Agência de Comunicação