Apoio em rede foi destaque no 8º Encontro de Responsáveis Técnicos

Iniciaram na terça-feira, 2 de junho, e encerrou nesta quinta-feira, 8 de junho, os Encontros Online com os Responsáveis Técnicos em Enfermagem (RTs) no Estado por meio de uma iniciativa do movimento Compartilhe e Inspire, do Hacking Health, com apoio de várias instituições,  dentre as quais o Coren/SC. Os Encontros foram regionais, reunindo os profissionais das áreas de Chapecó, Caçador e Lages, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Blumenau. O intuito foi trocar experiências entre os profissionais em relação ao enfrentamento da pandemia e apresentar as possibilidades de apoio que esse movimento voluntário oferece em quatro pilares: Assistencial, fluxo e processos, psicológicos e operações. 

 

A presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, lembrou da necessidade de adaptação a esse novo momento explicando a substituição do encontro presencial que o Conselho faz todos anos com os RTs pelo formato online. 

 

Na sua fala inicial, Helga destacou o papel do Conselho como fiscalizador para proteger tanto o profissional quanto a sociedade. Mas lembrou também da necessidade de apoio tanto das equipes como dos gestores para que os RTs assumam seu protagonismo e capacidade de liderança na organização dos serviços no enfrentamento da pandemia e proteção aos profissionais.

Também destacou, além da fiscalização, outras três atividades que o Cofen vem oferecendo como apoio aos profissionais e pediu apoio aos profissionais RTs que sensibilizem a participação das ações, as quais são benefícios para Enfermagem: 

 

  • Plataforma Enfermagem Solidária, que oferece apoio emocional a profissionais de saúde e está disponível 24h por dia

 

  • Observatório da Enfermagem, onde os gestores podem cadastrar os números de casos de Covid-19 em profissionais de Enfermagem para acompanhamento e base para requisitar políticas públicas e medidas mais efetivas de proteção aos profissionais

 

  • Cursos de atualização em Covid-19 online, gratuitos e com certificado em parceria com a UFSC

 

E pediu ainda aos profissionais que contribuam respondendo a duas pesquisas que estão sendo realizadas em parcerias com Cofen e Coren/SC:
  

A vice-presidente do Coren/SC, Daniella Regina Farinella Jora e a Conselheira Laís Concellos  foram as facilitadoras e mediadoras dos encontros. Daniella agradeceu a presença de todos. “Acredito que é muito importante essa escuta ativa para podermos agir de forma cada mais eficiente e em consonância com o que o momento nos pede”, destacou Jora.  Nos dias em que a conselheira Laís mediou, ela também destacou que o cenário é oportuno para uma troca de experiências, pois as práticas compartilhadas permitem soluções rápidas e dinâmicas, já que as mudanças estão ocorrendo e precisamos garantir que os fluxos de processos continuem tendo como foco a segurança do paciente.

Em seguida, coordenador do Hacking Health Brasil, Ivan Moraes, compartilhou algumas ações oferecidas pela campanha Compartilhe e Inspire. Segundo Moraes, uma pesquisa da Universidade de Stanford (EUA) com profissionais de saúde no início da pandemia teria evidenciado que as principais necessidades apontadas seriam: “escute-me, proteja-me prepare-me, ampare-me e cuide-me”. Para suprir essas necessidades o movimento desenvolveu ações como rodas de conversa específicas, treinamentos e um atendimento psicológico com profissionais voluntários, sempre baseado no princípio do apoio em rede.

O apoio em rede também foi destacado por Ezequiel Paixão, Diretor Assistencial na Hospital Regional Terezinha Gaio Basso em São Miguel d´Oeste. O enfermeiro compartilhou a experiência da unidade ao aderir ao movimento Hacking Health explicando quais os desafios e resultados. “Colocar todos [RTs e lideranças de equipes] em uma sala virtual para que exponham opiniões e troquem experiências vai desenvolvendo nossa capacidade de argumentar, se colocar e se expressar de forma mais benéfica e articulada”, contou Ezequiel.

Na sequência, os RTs presentes discutiram sobre a situação atual de enfrentamento à pandemia e como cada unidade lidou com os desafios até agora.

A Hacking Health é uma organização social que une inovadores com especialistas em saúde para criar soluções para problemas de saúde na linha de frente através do uso de tecnologias emergentes com sede em Montreal, no Canadá. O movimento Compartilhe e Inspire é integrado pelo Coren/SC, Associação Catarinense de Medicina (ACM), Hacking Health, Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), Instituto Santé, Instituto Ishikawa, Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.  

 

Fonte: Ascom – Coren/SC