Unibave e Coren/SC promoveram debate sobre perspectivas da Enfermagem em tempos de pandemia

Na noite de quinta-feira (18/6), o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave promoveu um debate em parceria com o Coren/SC com o tema “Perspectivas da Enfermagem em tempos de pandemia”.  A live foi transmitida pelo Facebook das duas instituições e teve como palestrante o professor doutor da UFSC, enfermeiro Gelson Albuquerque. 

A coordenadora do curso de Enfermagem do Unibave, Karla Pickler Cunha, e o professor Lucas Correa Preis, mestre pela UFSC, doutorando e egresso do curso, fizeram a mediação do debate, que teve ainda a participação virtual de profissionais e estudantes que acompanhavam pela rede social.

Gelson iniciou sua fala mostrando o cenário do trabalho da Enfermagem neste cenário de pandemia, depois falou da importância do protagonismo nos espaços de trabalho, nas esferas públicas e na representatividade em várias áreas. “É preciso buscar as alternativas, os caminhos e nos movimentar. Não adianta só ficar sentado ou nas redes sociais reclamando, dizendo que esta ou aquela organização não funciona, e não fazer nada. Temos uma trajetória de muitos anos em que muitos profissionais ocuparam postos, batalharam, avançaram e conquistaram”, disse ele, complementando: “Hoje ainda precisamos continuar, não temos tudo que queremos e a valorização ainda é uma demanda importante que depende de todos nós, onde quer que atuemos”.

A coordenadora do curso Karla Pickler Cunha destacou essa participação como significativa para alcançar as melhorias. Eles abordaram os projetos de lei que estão em andamento, como o do piso salarial que voltou para uma consulta pública no Senado Federal e o de aumento de insalubridade que tramita na Assembleia Legislativa e também está com votação aberta.

O professor Lucas Correa Preis lembrou que a visibilidade recebida agora com a pandemia pode ser uma alavanca para estas conquistas, renovando a articulação e motivando os profissionais a buscarem novas estratégias para se unirem mais. “Se não criarmos perspectivas pessoais e profissionais, não chegaremos nos lugares que almejamos”, disse ele.

PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI