Coren/SC participa de Reunião Técnica da Comissão externa da Câmara dos Deputados de enfrentamento à Covid-19

A comissão externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar o enfrentamento à pandemia da Covid-19 realizou duas audiências interativas na tarde desta segunda-feira (13/7) para debater a situação nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A deputada federal e enfermeira Carmen Zanotto coordenou as atividades, que teve a participação da presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, do ministro da Saúde interino, Eduardo Pazuello, do coordenador da Comissão de Saúde da Alesc, deputado estadual Neodi Saretta, o secretário de Estado Saúde, André Ribeiro, do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, Alexandre Fagundes e do presidente da Confederação Nacional de Municípios, Gladimir Aroldi, entre outras autoridades.Os eventos puderam ser acompanhados pela internet.

Na abertura, a deputada Carmen Zanotto fez um panorama do cenário em Santa Catarina e passou a palavra para a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, que anunciou uma parceria para remanejar uma plataforma automatizada de testes para contribuir com o Laboratório Central de SC (Lacen) para agilizar a testagem no Estado. Depois foram debatidas questões como a ocupação dos leitos de UTI, a falta de anestésicos para entubação dos pacientes, entre outros desafios. Entre os encaminhamentos, o Secretário de Atenção Especializada em Saúde (SAES), Luiz Otávio Franco Duarte, afirmou que está sendo resolvido o problema de medicamentos com a Embaixada do Uruguai num acordo internacional, que há a ampliação de leitos de UTI e a entrega de respiradores.

Dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa mostram que os casos de coronavírus nos estados da região Sul, na última semana, subiram acima da média nacional. Também foram convidados prefeitos, deputados estaduais, gestores dos governos locais, médicos e farmacêuticos.

Participaram ainda Arnaldo Correia de Medeiros, Secretário de Vigilância em Saúde- SVS e Nivaldo Alves de Moura, Diretor de Programa da Secretaria Executiva- SE do Ministério da Saúde.

Para assistir a AUDIÊNCIA INTERATIVA na íntegra, CLIQUE AQUI