Presidente do Coren/SC entrega reivindicações da Enfermagem catarinense ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello

Nesta quarta-feira (22/7), o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, esteve em Florianópolis para conhecer de perto os desafios do Estado no enfrentamento à pandemia. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, esteve na sede do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) e entregou um documento com um panorama do adoecimento dos profissionais de Enfermagem, além de reivindicações para proteção de quem está na linha de frente. A deputada federal Carmen Zanotto, enfermeira catarinense, estava na comitiva do Ministério e reforçou a importância da categoria.

” Temos hoje mais de 1200 profissionais afastados, sendo 314 confirmados com Covid-19 na data de hoje e já tivemos a perda de quatro colegas vítimas desta doença”, escreveu a presidente no ofício e complementou: “Acompanhamos a preocupação premente com os equipamentos, respiradores, monitores e kits anestésicos, mas estamos realmente preocupados com os recursos humanos que precisam estar em todos os locais de controle, diagnóstico e tratamento dos casos resultantes desta pandemia.  Sem a quantidade necessária de profissionais de Enfermagem, que atuam 24 horas e sete dias por semana ao lado dos pacientes, a população sofrerá as consequências de falta de atendimento e de ausência de monitoramento de cada caso.” Entre as reivindicações está a adequação do dimensionamento e a testagem dos profissionais.

O primeiro compromisso do ministro no final da manhã foi uma reunião técnica com o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e técnicos do ministério e do governo catarinense. Á tarde, na sede do COES, a reunião foi com o prefeito da Capital, Gean Loureiro, além do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Alexandre Fagundes, e ainda os representantes da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).

A equipe do Ministério da Saúde anunciou as últimas aquisições para o Estado, como o aumento de 40 leitos de UTI na rede pública, a compra de medicamentos específicos para sedação, além da parceria com a Fiocruz para ampliar a realização dos testes no Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen). No final do dia, o ministro deu uma entrevista coletiva junto com as autoridades presentes e detalhou ainda mais todas as ações voltadas ao enfrentamento da crise no Estado.

CONFIRA O VÍDEO AQUI