HISTÓRIAS DA ENFERMAGEM: O desafio de cuidar de si e ser cuidado

A enfermeira Joice Leoni Maccarini compartilha sua experiência de estar do outro lado do cuidado: o de quem recebe. Ela é enfermeira emergencista no Hospital Nossa Senhora dos Navegante e enfermeira intensivista no Hospital Municipal Ruth Cardoso e contraiu o coronavírus:

“Desde domingo passado que minha vida vem mudando! Ficando solitária, sem cheiro nem gosto, sem gestos nem sabores, um vazio que entristece a alma! Um silêncio ensurdecedor.

Quando iniciamos na pandemia eu só queria trabalhar, servir, tratar, fazer o que jurei! Mas não imaginava que minha vida mudaria tanto em 3 Meses!

Eu só queria servir e atender!

Arrumei um segundo emprego, acabou meu tempo, acabou tempo dos outros, e eu me vi cada dia mais presa na pandemia, servi e tratei muitas pessoas, como eu me entreguei!

Me entreguei ao barulho da pandemia ao tempo que ela me consumiu e agora estou presa a tudo isso!

Me contaminei com o vírus, com o vício e agora não posso fazer nada, nem limpar minha casa não consigo! Só faço dormir dia e noite! Meu corpo tá cansado, sem alento nem amor, meu servir se perdeu. Eu tratei e esqueci de me cuidar! Tratei os outros e me maltratei! Agora eu mesmo tenho que fazer isso e rezar para não precisar ir até o lugar onde eu amo estar! Porque amo estar como servidor e não como consumidor! Se tem algo que me sufoca e me apavora é ser paciente! Porque quem me conhece e trabalha comigo sabe, eu não sei ser paciente.

Hoje peço a Deus que ele me cure e trate as feridos que tudo isso me trouxe, pois não é só a doença na carne é o adoecimento da alma!

Muitos me avisaram e eu não pude ouvir! Achei que dava conta mas agora me perdi! É preciso de tempo para me encontrar!
Obrigado COVID você fez eu enxergar o que já não podia mais ver!

Amo meu trabalho e retorno às atividades dia 28/07/20!”

 

****

A série “Histórias da Enfermagem na linha de frente” publica relatos sobre o esforço pelo bem-estar dos pacientes, através dos cuidados prestados pela nossa Enfermagem.

Mande um breve texto que fale da sua rotina ou apenas de um acontecimento dentro da sua unidade de trabalho, da história do atendimento a um paciente sem ser identificado. Se quiser, mande foto também e até vídeo para comunicacao@corensc.gov.br.