Coren/SC já entregou mais de 60 mil máscaras cirúrgicas para proteção de profissionais

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) está distribuindo máscaras cirúrgicas para os profissionais de Enfermagem, por meio das Secretarias de Saúde municipais. As doações fazem parte das ações dos Conselho para a proteção da Enfermagem catarinense e, consequentemente, a segurança da sociedade. A ideia é garantir EPIs de emergência a quem está na linha de frente, pois a alta demanda de material tem causado atrasos nas entregas por parte das empresas, além do aumento dos preços.

Após várias denúncias por parte dos profissionais de Enfermagem – tanto por falta de EPI quanto pela má qualidade do material – o Conselho fez uma compra de 90 mil máscaras por Chamamento Público para serem entregues aos profissionais que atuam na linha de frente.

As máscaras cirúrgicas começaram a ser entregues no dia 26 de junho e até o dia 10 de agosto já havia sido contabilizada a retirada de mais de 60 mil máscaras por cerca de 130 municípios do Estado. As entregas seguem sendo feitas conforme agendamento.

A presidente do Coren/SC, Helga Bresciani considera importante a pluralidade nas ações. “É importante proteger a Enfermagem para garantir a saúde de toda a sociedade, pois sem Enfermagem não há cuidados para os pacientes. Nossas ações se dão em várias frentes: educação, apoio emocional, garantia de EPI, além da fiscalização e articulação com o Legislativo e órgãos de controle como o Ministério Público”, enfatiza.

O Coren/SC vêm articulando outras ações de proteção aos profissionais como a requisição ao ministro da saúde – na ocasião de sua vinda a Florianópolis – de contratação de mais profissionais para garantir o dimensionamento das equipes; a Lei Estadual de Prioridade de EPI para os profissionais de saúde; e a proposta de Lei de Insalubridade de 40% (esta última tramita na Assembleia Legislativa de SC).

Mais ações também foram realizadas pelo Cofen. Entre elas, cursos de atualização sobre a Covid-19 – Atualiza Enfermagem, em parceria com a UFSC – e o atendimento para saúde emocional 24h por dia para profissionais de Enfermagem de todo o país – o Enfermagem Solidária. E ainda, a compra e distribuição de máscaras do tipo PFF2 (para uso em áreas de aerossóis), sendo que em Santa Catarina, o Coren/SC realizou a entrega de mais de 7 mil máscaras PFF2 em hospitais e Pronto-Atendimentos em todas as regiões do Estado.

Fonte: Ascom – Coren/SC