Enfermagem catarinense foi homenageada pelo Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu nesta quarta-feira (19/8) uma homenagem aos profissionais da área da saúde que lutam diariamente no combate ao novo coronavírus no Estado. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, foi convidada para representar a Enfermagem catarinense. Em nome dos médicos, o convidado foi o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), Daniel Knabben Ortellado.

Em sessão extraordinária do Tribunal Pleno do TJ, sob o comando do desembargador Ricardo Roesler, os presidentes dos Conselhos Regionais receberam uma placa em reconhecimento aos serviços prestados aos cidadãos catarinenses durante a pandemia da Covid-19.

O presidente do TJ ressaltou a importância da área da saúde e como este momento vem mostrando o valor das profissões. “São eles que exercem com devoção e comprometimento suas profissões, apesar das dificuldades sem precedentes na saúde pública. Nossos aplausos a todos aqui representados pelos conselhos profissionais e pesar por aqueles que tombaram no cumprimento do dever durante esta pandemia”, disse o desembargador Ricardo Roesler. O presidente do CRM-SC fez uso da palavra e destacou que a batalha contra um vírus desconhecido soma-se aos desafios diários das equipes que atuam na saúde em todas as instâncias.

A presidente do Coren/SC lembrou a atuação da entidade, disse que os profissionais de Enfermagem são habilitados e possuem conhecimento técnico e científico para exercer o cuidado. “A Enfermagem está na linha de frente e isso permitiu novas leituras a respeito do nosso próprio trabalho. E faz com que a sociedade possa fazer uma justa apreciação a respeito do que fazemos, como pensamos, como olhamos o mundo do cuidado e da vida”, disse Helga Bresciani, que complementou: “E neste caminho que muda a cada semana, temos muitos desafios. Alguns que já nos acompanham ao longo dos anos, como o dimensionamento das equipes para garantir a segurança do paciente e o atendimento de qualidade, evitando sobrecarga e falhas nos processos. Ainda temos déficit de profissionais e isso revela-se com força diante de uma pandemia.”.

Para concluir, a presidente enfatizou: “Contamos com o apoio de todos para valorizar cada vez mais a Enfermagem e lembrar que nossa vida é cuidar da vida dos outros, com segurança e qualidade, portanto demanda regulamentações como a existência de um piso salarial e uma jornada digna de trabalho. Mais uma vez agradeço este momento e parabenizo todos os profissionais de saúde e das demais áreas que estão juntos no combate à Covid-19.”

Na mesma sessão, que foi acompanhada de forma virtual pelos demais integrantes do Órgão Especial, ocorrerá também o descerramento dos retratos oficiais dos dirigentes da última gestão do TJ, biênio 2018-2020. O retrato do desembargador Henry Petry Junior passará a compor a Galeria dos Corregedores-Gerais de Justiça, enquanto a fotografia do desembargador Rodrigo Collaço será eternizada na Galeria dos Presidentes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.