HISTÓRIAS DA ENFERMAGEM: Gestos que acalentam o coração

“Me chamo Aline, enfermeira na UBS de Entre Rios, município pequeno  no oeste de SC, com um pouco mais de 3.000 habitantes e tivemos em maio um dos maiores número de casos positivos por proporção de habitantes. Estávamos todos apreensivos, toda a equipe de enfermagem ao meio-dia no intervalo pro almoço, começamos a ficar no posto e trazermos nossa marmita para amenizar o risco de levar o vírus para casa para nossos familiares (assim continuamos até os dias de hoje). Penso que da mesma forma que  os colegas dos outros municípios, nos doamos muito, fisicamente e mentalmente. Para nossa surpresa, muitos pacientes sensibilizados com a nossa nova condição de risco, nos enviaram mensagens carinhosas, escritas em cartas e também demostradas através de guloseimas que nos fazem e nos enviam. Gestos que acalentaram nossos corações e nos deram mais coragem para atravessar esse momento complicado em que vivemos.

Essa mensagem anexada, veio junto com uma cesta de café que recebemos.

‘Que o afeto nos cure a alma
Que o carinho permaneça
Que a gentileza prevaleça
Que as coisas boas se multipliquem

Vocês merecem todo nosso respeito e todo o reconhecimento do mundo por serem uma equipe tão dedicada e por nos fazerem sentir bem mesmo com tudo isso desabando. 

A capacidade de manter vivos os nossos sonhos e sempre sermos fiéis em nossos objetivos é que trazem nossas maiores conquistas!
Parabéns por tudo que tens feito!

Aos anjos que todos os dias dão tudo pela saúde de quem mais precisa. Sabe aquele nosso amigo que cuida da saúde da nossa família, cuida da gente, zela pela nossa saúde e bem-estar? Nosso respeito, nosso carinho e gratidão aos nossos anjos sem asas. 

Vocês estarão em minhas orações, que Deus proteja cada um de vocês. 

Com carinho, Rosemeri e família.’

Enfermeira Aline
Unidade Básica de Saúde – Entre Rios (SC)

****

A série “Histórias da Enfermagem na linha de frente” publica relatos sobre o esforço pelo bem-estar dos pacientes, através dos cuidados prestados pela nossa Enfermagem.

Mande um breve texto que fale da sua rotina ou apenas de um acontecimento dentro da sua unidade de trabalho, da história do atendimento a um paciente sem ser identificado. Se quiser, mande foto também e até vídeo para comunicacao@corensc.gov.br.