COMO FOI: Live mostrou importância do aleitamento materno e os cuidados de Enfermagem

Para encerrar o mês de agosto, quando a campanha Agosto Dourado destaca a importância da amamentação, o Coren/SC promoveu uma live na última quarta-feira (26/8) tendo como convidada a enfermeira Soninha Silva, que atua na área e integra a organização do Congresso Catarinense de Aleitamento Materno que este ano ocorre virtualmente e chega a sua 5ª edição com a expectativa de reunir mais de 600 participantes nos dias 14, 21, 28 e 04 de setembro de 2020. A enfermeira obstétrica Larissa Rocha fez a mediação representando a Câmara Técnica em Saúde da Mulher e do Recém-nascido do Coren/SC. Ela é  também diretora da Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetricos, Neonatais e Obstetriz de Santa Catarina (Abenfo/SC).

As duas abordaram alguns aspectos importantes do tema Enfermagem e aleitamento materno. Um assunto que neste mês de agosto ganha contornos importantes com a campanha Agosto Dourado. A cor dourada remete-se ao leite materno, considerado um alimento que vale ouro, rico em nutrientes e completo para defesa e crescimento do bebê.

A enfermeira Soninha fez um resgate da história do aleitamento materno e os desafios que são impostos a mulheres nesta fase tão importante, muitas vezes impedindo a dedicação necessária para o bebê. Ela apresentou também as orientações que são feitas e que muitas vezes parecem simples, mas que derrubam os palpites do senso comum e são imprescindíveis para que as mulheres mantenham a amamentação de qualidade. “Os cuidados de Enfermagem são fundamentais nesse período, incluindo os demais familiares para que todos possam ajudar a mãe e o bebê”, ressaltou Soninha. Ela mostrou alguns acessórios que são interessantes para usar e falou também dos que não são recomendados.

Os participantes fizeram perguntas e alguns questionamentos foram sendo respondidos durante a live. Para assistir na íntegra, clique aqui.