Segunda, dia 31/8: Live conjunta vai debater condições de trabalho da Enfermagem e a pesquisa da Fiocruz sobre o tema

A pesquisa “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid19” será tema de uma live conjunta envolvendo representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e dos Conselhos Regionais de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), de Santa Catarina (Coren/SC) e do Paraná (Coren-PR). A transmissão será realizada na página do Facebook (www.facebook.com/CorenSC) na segunda-feira, dia 31 de agosto, a partir das 17h.  A atividade terá a participação especial da pesquisadora e socióloga Maria Helena Machado, que coordena o estudo junto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  A presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, estará participando das discussões, junto com os presidentes do Coren/RS, Daniel Menezes de Souza, e do Coren/PR, Simone Peruzzo.
 
A pesquisa tem a parceria do Cofen e do Conselho Federal de Medicina (CFM) e busca conhecer a realidade das condições de trabalho de profissionais na linha de frente da Covid19,  compreendendo assim o ambiente e a jornada de atividade, o vínculo com a instituição, a vida da(o) profissional na pré-pandemia e as consequências do atual processo de trabalho, envolvendo aspectos físicos, emocionais e psíquicos desse contingente profissional. “A pandemia exacerbou situações como a sobrecarga de trabalho e a vulnerabilidade de profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid19, enfrentando falta de insumos básicos e equipamentos de proteção individuais (EPIs). É importante conhecer e documentar a situação na linha de frente, para subsidiar mudanças”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.
 
“Mesmo diante de um cenário de pandemia, observamos denúncias e relatos de profissionais que estão em situação de precarização do vínculo de trabalho, salários atrasados, insegurança e sobrecarga de trabalho que geram stress, adoecimento e desgastes físicos e psíquicos. Conhecer a realidade dessa(e) profissional contribuirá para o direcionamento de ações, estratégias e políticas públicas que promovam a melhoria das condições de trabalho das categorias atuantes no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus”, reforça Maria Helena.
 
O questionário será respondido online e leva de 10 a 15 minutos para ser totalmente preenchido. A identidade do participante será preservada. CLIQUE AQUI para responder!
 
Com informações do Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS e do Cofen.