COMO FOI: Live mostrou importância da pesquisa da Fiocruz sobre condições de trabalho

Na última segunda-feira (31/8) uma live transmitida pelo Facebook reuniu os presidentes do Coren/SC, Helga Bresciani, Coren/RS, Daniel Menezes de Souza, e do Coren/PR, Simone Peruzzo. Eles debateram a importância da pesquisa “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid19” que está sendo realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) junto com a pesquisadora e socióloga Maria Helena Machado, que coordena o estudo, e com o segundo secretário do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes.
A pesquisa foi apresentada pela convidada Maria Helena, que ressaltou os fatos que os profissionais de Enfermagem podem relatar, desde a ansiedade que sentem, problemas de sono e outros problemas causados pela sobrecarga de trabalho ou insegurança no ambiente que atua. O estudo tem a parceria do Cofen e do Conselho Federal de Medicina (CFM) e busca conhecer a realidade das condições de trabalho de profissionais na linha de frente da Covid19,  compreendendo assim o ambiente e a jornada de atividade, o vínculo com a instituição, a vida do profissional na pré-pandemia e as consequências do atual processo de trabalho, envolvendo aspectos físicos, emocionais e psíquicos desse contingente profissional.
Os presidentes também abordaram os desafios que os profissionais vem relatando em denúncias recebidas, nas inspeções realizadas pelas equipes de fiscalização e a preocupação com a manutenção das equipes com condições de trabalho dignas e que ofereçam segurança aos pacientes. “A pandemia deu visibilidade aos problemas que a Enfermagem enfrenta há muito tempo, e em muitos casos intensificou, como dimensionamento e falta de equipamentos de proteção individual. Por isso estamos desde março atuando na proteção e valorização dos profissionais, para garantir à sociedade que as equipes estejam prontas para o atendimento”, disse a presidente do Coren/SC, Helga Bresciani.
“Queremos conhecer a realidade do profissional e assim poderemos contribuir para o direcionamento de ações, estratégias e políticas públicas que promovam a melhoria das condições de trabalho das categorias atuantes no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus”, reforça Maria Helena. O conselheiro Antônio Marcos também ressaltou essa importância, pois os dados são a base para as tomadas de decisão, seja na pressão às autoridades ou na regulamentação de diretrizes de trabalho. “Quanto mais participação, mais fidedigno será o estudo e mais poderemos exigir de gestores para valorizar a atuação da Enfermagem”, disse o segundo secretário do Cofen.
O debate teve duração de uma hora e meia, com a mediação do jornalista Ronan Dannenberg, e os participantes puderam mandar perguntas e comentários. Para assistir a live na íntegra, acesse o Facebook do Coren/SC – Clique aqui
ATENÇÃO, PARTICIPE:
O questionário será respondido online e leva de 10 a 15 minutos para ser totalmente preenchido. A identidade do participante será preservada. CLIQUE AQUI para responder!