Enfermagem Solidária vai reativar atendimento frente ao colapso sanitário

O estresse decorrente do agravamento da situação sanitária no Amazonas está adoecendo os profissionais de Enfermagem. Para oferecer apoio emocional às equipes da linha de frente, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) vai reativar o programa Enfermagem Solidária, a pedido do Coren-AM, a partir de sábado (30/01).

A iniciativa, coordenada pela Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Cofen, tem a participação de enfermeiros especialistas, mestre e doutores em Saúde Mental, que oferecem apoio aos colegas da linha de frente por meio de chat, disponível no hotsite Juntos Contra Coronavírus – CLIQUE AQUI.

A família é a maior preocupação na linha de frente da covid-19, revelam voluntários do programa. Pioneiro, o programa foi criado em março, logo no início da pandemia, e havia finalizado em ciclo em 20 setembro, após o surgimento de outros canais de atendimento.

“O colapso sanitário em Manaus cria uma situação de estresse agudo, bounout e síndrome de pânico que não pode ser ignorada. Já mobilizamos novamente os voluntários. Todos nós estamos sujeitos a sofrimento psíquico, mas em uma situação extrema, como a enfrentada neste momento, potencializa a angústia e o estresse, que podem levar ao adoecimento”, afirma a coordenadora da Comissão, Dorisdaia Humerez.

 

Fonte: Ascom – Cofen