Prefeituras realizam credenciamento para profissionais de saúde e idosos receberem a vacinação da Covid-19

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do Governo do Estado solicitou aos municípios a criação de um pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19 de idosos com idade entre 85 e 90 anos. O levantamento serve para agilizar o processo de imunização quando mais doses chegarem ao Estado. Em algumas cidades há também um cadastramento dos profissionais de saúde que não estão na linha de frente e portanto ainda não foram vacinados, como em Criciúma, Joinville e Blumenau (veja abaixo).

superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, disse ser necessário a chegada de 600 mil doses para que a vacinação do grupo de idosos com mais de 75 anos fosse iniciada: “Aqui em Santa Catarina, considerando a população acima dos 75 anos, temos um total de quase 300 mil idosos nessa faixa. Para a gente iniciar uma vacinação nessa faixa deveríamos ter umas 600 mil doses. Se nós recebermos um número maior do que essa quantidade, nós começamos, assim como outros estados, a fazer a vacinação dos mais idosos e ir descendo nas idades na medida em que as doses chegam”, afirmou. Em Florianópolis, 14 mil pessoas com mais de 75 anos já estão cadastradas.  (Confira aqui o “Vacinômetro” da Prefeitura de Florianópolis)

O Coren/SC disponibiliza seus canais para as prefeituras que quiserem divulgar o cadastramento de profissionais de saúde ou mesmo da população, com objetivo de proteger a Enfermagem que representa mais de 60% das equipes de saúde e contribuir para otimizar ainda mais a campanha de vacinação no combate à Covid-19. 

SAIBA MAIS: O Coren/SC está desde 18 de janeiro em contato com as autoridades para priorizar os profissionais de Enfermagem, tendo realizado reunião com o Secretário de Estado da Saúde e enviado ofícios aos 295 prefeitos para solicitar cronograma de vacinação. “Estamos monitorando a evolução da imunização conforme as decisões tomadas na Comissão Intergestores Bipartite de Santa Catarina (CIB), que considera os profissionais de Enfermagem como prioridade para garantir a continuidade da campanha de vacinação com efetividade em todo o Estado”, disse o presidente do Coren/SC, Gelson Albuquerque. Confira:  Deliberação CIB 02/CIB/2021 e Deliberação CIB 03/2021 foram assinadas pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro e pelo presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Alexandre Fagundes, e determina que os municípios deverão concluir a vacinação dos trabalhadores de saúde elencados na primeira fase.

Confira algumas cidades que divulgaram o pré-cadastro para profissionais de saúde e idosos:

CRICIÚMA –  Os profissionais de saúde que trabalham em Criciúma devem fazer agendamento para receber a vacina contra Covid-19. O chamado é para os trabalhadores com mais de 50 anos e àqueles que possuem comorbidades, independentemente da idade. O agendamento deve ser feito diretamente no chat do site www.minhavacina.criciuma.sc.gov.br ou no telefone 156 da prefeitura, escolhendo a opção 2. “Este registro é fundamental para a organização e distribuição das vacinas. À medida que elas estão chegando, estamos fazendo a logística, por isso a importância dos profissionais de saúde também se cadastrarem”, explicou Samuel Bucco, gerente de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Criciúma

Para os profissionais de saúde também está liberada a vacinação daqueles que possuem comorbidades, independentemente da idade. As doenças listadas são: diabetes mellitus; hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); insuficiência renal; doenças cardio e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea; anemia falciforme; obesidade grau (IMC maior ou igual a 40) e síndrome de down.   Para ser imunizado o trabalhador deve comprovar vínculo profissional com estabelecimentos de saúde do município de criciúma, como folha de pagamento ou carteira de trabalho; a função por meio de carteira de identidade profissional; e a comorbidade por meio de atestado médico ou receita médica com prazo de emissão não superior a 12 meses.

Até o momento já chegaram à cidade aproximadamente 6,7 mil doses e além dos profissionais de saúde, já foram imunizados idosos e deficientes institucionalizados. Após esta fase, deve iniciar a imunização de idosos, de todas as faixas etárias, pessoas com comorbidades, profissionais de segurança e salvamento, e professores.

JOINVILLE –  A vacinação para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde ainda não imunizados em Joinville deve ocorrer assim que chegarem mais doses, por isso a prefeitura está fazendo um pré-cadastro desses públicos, que serão os próximos a receber a vacina contra a Covid-19 em Joinville.  Segundo a Secretaria da Saúde, o cadastro é feito por meio do site da Prefeitura de Joinville. As informações serão utilizadas para dar prosseguimento ao processo de vacinação contra a Covid-19, respeitando os grupos prioritários estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização. 

O cadastro é realizado utilizando o CPF e demais informações pessoais. O intuito é abastecer o banco de dados que será utilizado para os agendamentos, segunda etapa do processo.​ Com base no número de pessoas cadastradas pertencentes a cada um dos grupos prioritários e no número de doses disponíveis, a Prefeitura de Joinville irá liberar o agendamento dos horários para a aplicação das doses. “O pré-cadastro é muito importante para que tenhamos o número exato dos nossos públicos-alvo para a vacinação. Neste momento, é fundamental que todos os profissionais da saúde que ainda não foram vacinados e os idosos acima de 60 anos façam seus cadastros”, destaca Jean Rodrigues da Silva, secretário da Saúde de Joinville.

BLUMENAU –  Começou em Blumenau o agendamento da vacinação contra Covid-19 para trabalhadores da saúde com mais de 60 anos. Essa etapa da imunização é válida tanto para aqueles que atuam na rede pública, quanto na rede privada e ocorrerá no Setor 1 do Parque Vila Germânica. A marcação pode ser feita por um site específico da prefeitura (clique aqui). 

O agendamento é válido tanto para aqueles que atuam diretamente com pacientes, quanto para outros setores dentro de unidades de saúde, como administrativo, serviços gerais, entre outros. Para fazer a marcação, os profissionais precisarão comprovar o vínculo empregatício, seja com uma folha de pagamento ou então com a carteira do conselho específico da classe. Esse documento precisará ser apresentado antes de receber a vacina. É possível fazer o agendamento também pelo aplicativo Pronto Mobile e pelo Alô Saúde, no telefone 156, opção 2. Ao receber a primeira dose, o profissional imediatamente saberá a data para a aplicação da segunda dose, que também ocorrerá na Vila Germânica.