Cursos de graduação em Enfermagem de Chapecó são parceiros importantes nas ações de enfrentamento da pandemia do Coronavírus.

As parcerias entre poder público, universidades e demais entidades representativas da sociedade em Chapecó estão mostrando resultados no enfrentamento à pandemia. A doença Covid-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2  fez com que em março de 2020 uma pandemia mundial fosse declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro caso registrado em Chapecó foi em 14 de março de 2020.

Em janeiro de 2021, a situação se agravou no município, com aumento expressivo de casos positivos e de óbitos, chegando a 33.370 casos e um total de 498 óbitos neste último dia 26 de março. A gravidade da situação pode ser percebida ao se constatar que 72,29% do total de óbitos ocorreu nos últimos 54 dias (do dia 1º de fevereiro até o momento). Além disso, enquanto a proporção de óbitos para cada 100.000 habitantes no Brasil é de 141.82, em Chapecó chega a 222.3.

Nesse período, o gestor municipal, em parceria com diferentes setores da sociedade, tem implementado diversas estratégias, entre as quais está o aumento da oferta de leitos (UTI e Enfermaria), priorização de ações voltadas ao atendimento à Covid-19 na rede de Atenção Primária e restrição de atividades não essenciais em períodos específicos.

Entre as iniciativas da sociedade junto à Rede de Atenção à Saúde, destacamos aqui a inserção e contribuição dos cursos de graduação em Enfermagem de Chapecó: Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Além da cedência de equipamentos, como camas hospitalares, monitores, bombas de infusão e um ultrafreezer para armazenamento de vacinas (Unochapecó), maca e carro de emergência (Udesc) e respirador (UFFS), docentes e estudantes dessas universidades têm participado de atividades assistenciais, em especial com a inserção de estudantes dos últimos períodos para a realização de seu estágio supervisionado.

A Udesc e a UFFS destacam a cedência de docentes para atuar diretamente nos serviços, bem como na atividade de Telemonitoramento, ação orientada pelo Ministério da Saúde, por meio da qual estudantes fazem ligações telefônicas para pacientes com diagnóstico positivo e em isolamento domiciliar ou suspeitos, além de pessoas do mesmo domicílio que mantiveram contato com estes, para acompanhar sua evolução. Segundo a professora doutora Crhis Netto de Brum, Coordenadora do Curso de Graduação da UFFS, um Termo de Cooperação Técnica foi formado entre UFFS e Secretaria Municipal de Saúde para colaboração envolvendo telemonitoramento e assistência direta em serviços de saúde.

Em relação ao telemonitoramento, 32 estudantes e oito docentes estão atuando junto a sete dos 26 Centros de Saúde de Chapecó, devendo acompanhar em torno de 6.000 pessoas. Essa ação prevê a organização dos dados em planilhas para viabilizar sua análise e a tomada decisões pelos serviços. Outros docentes estão atuando em frentes assistenciais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Ambulatório Covid, nas enfermarias do Centro Avançado de Tratamento e nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), supervisionando estudantes no processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que prestam apoio aos profissionais da rede de saúde e exercem responsabilidade social.

Outra ação relevante que vem sendo desenvolvida desde janeiro deste ano é o apoio à vacinação. De acordo com a Profa.MstKaren Cristina Kades Andrigue, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unochapecó, 10 docentes e 30 estudantes vem atuando na vacinação desde fevereiro, quando foram vacinados idosos entre 90 anos ou mais no município. Docentes e estudantes da Udesc também têm participado na vacinação em drive thru  contra a Covid 19. Essas duas universidades estão disponibilizando salas apropriadas para vacinação em suas dependências, colaborando para ampliar a capacidade do município nesta importante tarefa.

A professora doutora Carla Argenta, Coordenadora do Departamento de Enfermagem da Udesc destaca, ainda, o auxílio de estudantes e docentes na organização de novos protocolos para atendimento a Covid 19 no Hospital Regional do Oeste.

Para além das iniciativas de parceria dos cursos de graduação em Enfermagem, que têm contribuído com o Sistema Único de Saúde (SUS) ao enfrentamento do coronavírus no município de Chapecó, a professora Crhis Netto de Brum relatou ainda ações junto aos estudantes com a finalidade de oferecer suporte pedagógico, no seu retorno as aulas de modo remoto, mas também apoio à saúde mental de estudantes e docentes. Nesse sentido, a coordenadora cita o projeto Acolher Enfermagem, que buscou proporcionar espaços de interação e diálogo ao enfrentamento das repercussões da COVID-19, e a organização de vídeos motivadores, com apoio do Programa de Extensão Musicagem, os quais tiveram papel relevante na formação em Enfermagem ao longo de 2020.