Dois municípios catarinenses aprovaram Moção de Apoio ao PL 2.564/2020 do piso salarial

As Câmaras de Vereadores dos municípios de Curitibanos e Herval D’Oeste aprovaram na última semana Moções de Apoio ao Projeto de Lei (PL) 2.564/2020 que tramita no Senado Federal para instituir piso salarial nacional e jornada de 30 horas semanais aos profissionais de Enfermagem e é uma iniciativa do Senador Fabiano Contarato (Rede).

A moção de Curitibanos é de autoria do enfermeiro e vereador da cidade Jair Wanderlei Arruda Pereira e foi subscrita pelo Plenário da Câmara. Em justificativa, o vereador afirma que é notória e imprescindível a atuação dos profissionais de saúde nestes tempos difíceis de pandemia, que não se restringe ao Brasil, mas é evidente no mundo todo. E que são estes os guerreiros que estão à frente das trincheiras, desempenhando funções muito maiores das que foram preparados, pois a luta para preservar a vida humana alcançou níveis estratosféricos. “Sem a atuação dessa classe, não haveria esperança.  Contudo, apesar de todo o reconhecimento que, merecedoramente estão recebendo, há diversos profissionais que não possuem condições adequadas para suportar jornadas tão exaustivas e arriscadas, especialmente do ponto de vista salarial.”, descreve o documento e destaca: “A enfermagem (…) categoria de profissionais abnegados, que colocam em risco a sua própria saúde para salvar a vida de outras pessoas, surpreendentemente continuam absolutamente desvalorizadas por todo o Brasil”. LEIA NA ÍNTEGRA AQUI.

Já a moção de Herval D’Oeste, assinada pelo vereador Jean Patrick Giusti, apresentou como justificativa o descontentamento da categoria, relacionada à estagnação do projeto de lei PL  2.564/2020 no Senado e que precisa reconhecer urgente a categoria. O documento ressalta que o projeto é de suma importância para a valorização da classe que diariamente está na linha de frente, tanto nesse momento de pandemia, quanto em todos os outros programas de saúde. Por fim, que estes profissionais merecem respeito, valorização e salários dignos para continuarem atuando na forma mais digna, eficiente e humanizada, em prol da saúde dos pacientes. LEIA NA ÍNTEGRA AQUI – HERVAL D´OESTE.