Semana da Enfermagem 2021: Oficina “Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem”

Na manhã desta terça-feira (18/5) ocorreu a Oficina “Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem” durante a Semana da Enfermagem 2021 do Coren/SC. A atividade foi ministrada pelas enfermeiras fiscais do Coren/SC Karla Rodrigues Barzan e Daiane Leandro de Freitas e coordenada pela conselheira Maria Elisabeth Kleba.

As fiscais explicaram como funcionam os cálculos do Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem, conforme Resolução Cofen 543/2017 que estabelece os parâmetros para dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nos serviços em que são redirecionados as atividades e procedimentos de Enfermagem. Ou seja, a Resolução busca adequar o tamanho das equipes da área de Enfermagem onde houver atividade do profissional para que o atendimento seja seguro e de qualidade.  E os referidos parâmetros representam normas técnicas mínimas, constituindo-se em referências para orientar os gestores, gerentes  e enfermeiros  dos serviços de saúde, no planejamento do quantitativo de profissionais necessários para execução das ações de Enfermagem. 

Daiane deu uma aula de como funciona o cálculo de dimensionamento do profissional de Enfermagem para que todos fiquem sabendo como funciona e deu a dica que é possível usar uma calculadora online disponível no site do Coren/SC.

Karla e Daiane explicaram como o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem deve basear-se em características relativas, como de serviço de saúde que deve ter recursos materiais e financeiros; estrutura organizacional e física; tipos de serviços, programas, tecnologia e complexidade dos serviços. Já o serviço de enfermagem, tem aspectos administrativos, dinâmica de funcionamento das unidades nos diferentes turnos, modelo de gerenciamento e  assistencial, e métodos de trabalho que incluem jornada de trabalho, carga horária semanal, padrões de desempenho dos profissionais, índice de segurança técnica (IST), proporção de profissionais de Enfermagem de nível superior e de nível médio e indicadores de qualidade gerencial e assistencial.

Por fim, a conselheira Karla explicou sobre o Parecer Normativo 02/2020/Cofen, exclusivo para vigência da pandemia. O documento estabelece parâmetros mínimos de profissionais de Enfermagem para atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19, internados em Hospitais Gerais, Hospitais de Campanha, Unidades de Tratamento Semi-Intensivo, Salas de Estabilização e Unidades de Terapia Intensiva-UTI.

 

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO EM semanadaenfermagem2021.online