Ações da gestão do Coren-SC no primeiro semestre

Em seis meses, a Gestão 2021/2023 do Coren-SC empreendeu um ritmo acelerado de ações em prol dos profissionais de Enfermagem e também de defesa da sociedade, ao atuar como fiscalizador do exercício legal da profissão. No início do ano foram realizadas ações especiais nas áreas de atendimento Covid, depois forças tarefas no Oeste do Estado e na Grande Florianópolis, num momento em que a pandemia teve um agravamento significativo em todo o país. Foi preciso agir rápido para levantar o cenário das condições de trabalho nas UTIs Covid e verificar o funcionamento dos planos de contingência nos hospitais.

Ao mesmo tempo, o atendimento virtual foi dinamizado, com ajustes nas ferramentas on-line e ainda foram realizados mutirões presenciais para liberar a emissão de carteiras profissionais que estavam represadas por conta dos prazos prorrogados em 2020. As várias iniciativas garantiram mais agilidade para atender as demandas dos profissionais em todo o Estado.

Na esfera de articulação para conseguir defender as bandeiras da Enfermagem, os conselheiros realizaram reuniões com lideranças e autoridades em diversas frentes, como a prioridade na vacinação, as condições de trabalho no SAMU, a terceirização da saúde em Caçador, além da forte mobilização que continua em prol da aprovação do PL 2564/2020 no Senado Federal. As câmaras de vereadores passaram a apoiar a Enfermagem depoois que algumas reuniões com vereadores da área foram realizadas e houve divulgação nos canais do Coren-SC. Reuniões com Ministério Público de Santa Catarina e Ministério Públlico do Trabalho alinharam algumas das ações necessárias para defender a categoria.

O Coren-SC também participa semanalmente das reuniões do Centro de Operações em Emergência de Santa Catarina (COES) e como integrante do grupo estratégico tem conseguido levar os desafios da Enfermagem, mostrar os cenários das instituições de saúde e contribuir para que as ações do grupo decisório levem em conta a realidade da categoria.

Em maio a Semana da Enfermagem 2021 debateu a atual situação, mas também promoveu o compartilhamento de muito conhecimento em áreas específicas da profissão, permitindo capacitação e qualificação do público. Foram 32 conferências e mesas redondas com participação de 72 palestrantes.

Além destas atividades, o Coren-SC tem ampliado a visibilidade da Enfermagem com campanhas de valorização nos canais de comunicação da instituição e difundido informações importantes sobre vários segmentos. A presença com entrevistas na imprensa também amplia a visão da sociedade sobre a Enfermagem, mostrando o papel fundamental dentro das equipes de saúde e o protagonismo na assistência à população, no ensino e na pesquisa.