Laboratório de Inovação sobre consumo de alimentos saudáveis abre inscrições

Estão abertas até o dia 17 /09 (sexta-feira) as inscrições para o “Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras”. Podem participar do projeto iniciativas coletivas que estimulam a alimentação saudável no Brasil e queiram colaborar para novas recomendações de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O cadastro deve ser efetuado por um responsável da iniciativa, por meio de um formulário online. Gestores e profissionais do SUS, especialmente da Atenção Primária à Saúde e da área de estratégias que utilizam tecnologias, como Telessaúde, podem se candidatar.

Também podem participar ações que estimulem habilidades culinárias, produção para o autoconsumo, valorização de alimentos regionais e educação alimentar, nutricional ou de incentivo à agricultura urbana em escolas, serviços de assistência social e de saúde e outras instituições.

“O objetivo é identificar, selecionar e divulgar experiências bem-sucedidas, inspiradoras e replicáveis, de incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras pela população brasileira”, explica a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini.

Estão convidados a participar atores do serviço público, coletivos de produtores, cooperativas rurais, agricultores familiares, profissionais de saúde, profissionais da educação, gestores de todos os setores, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, organizações e associações da sociedade civil.

O objetivo é ouvir profissionais que trabalham com a valorização de alimentos da sociobiodiversidade; com o fomento à produção orgânica e de base agroecológica; com a valorização, recuperação e fortalecimento de práticas alimentares ancestrais; com atividades de transição agroecológica; com iniciativas que busquem reduzir a perda e o desperdício de alimentos; e com a inovação tecnológica no processamento de alimentos da biodiversidade brasileira.

Congresso Internacional – O Laboratório de Inovação é uma iniciativa conjunta entre Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Centro de Excelência Contra a Fome (WFP).

O ano de 2021 foi instituído como o Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, as experiências registradas no Laboratório farão parte de um conjunto de recomendações relacionadas ao tema. Em dezembro, todas as experiências terão participação do Congresso Internacional do Ano de Frutas, Legumes e Verduras, do Ministério da Saúde.

Confira o edital completo.

Fonte: Ascom Cofen (com informações do Ministério da Saúde)