Universidade Federal do Santa Catarina abre vagas de Mestrado Profissional

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou dois editais de seleção para Mestrado Profissional em Enfermagem. O primeiro edital oferece 10 vagas para enfermeiros em Florianópolis e o segundo edital 10 vagas para Rondônia, na modalidade fora sede, em continuidade ao acordo de cooperação técnica Cofen/Capes. Os interessados devem estar inseridos no mundo do trabalho e possuir vínculo empregatício na rede de Saúde Municipal, Estadual, Federal e nas Instituições Privadas e Filantrópicas que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições podem ser feitas de 10 de janeiro a 11 de fevereiro por formulário, disponível neste link.

Maior programa de financiamento de mestrados profissionais do Brasil, o convênio Cofen/Capes apoia programas de pós-graduação da área de Enfermagem possibilitando a oferta de vagas para formação de enfermeiros altamente especializados. Com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Gestão em Enfermagem e Tecnologia e Inovação em Enfermagem, nova área contemplada nesta terceira fase do acordo, o programa busca aperfeiçoar a assistência de Enfermagem.

“Com o mestrado, buscamos suprir a carência de mão-de-obra qualificada existente no mercado de trabalho, uma vez que estamos oportunizando a titulação de trabalhadores de Enfermagem altamente especializados, em nível de mestrado profissional”, destacou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Neyson Freire, gestor e fiscal do convênio Cofen/Capes, avalia positivamente a terceira e última fase do maior programa de apoio a mestrado profissional do país. “Conseguimos selecionar neste último edital 16 programas de pós-graduação em Enfermagem de 14 instituições de ensino, que oferecerão 180 vagas para seleção de enfermeiros e enfermeiras. Ampliamos a oferta, as áreas contempladas e a distribuição geográfica, um aspecto crucial em um país diverso como o Brasil”, destacou.

O Cofen já iniciou diálogo com a Capes/MEC para formalização de novo Acordo de Cooperação Técnica visando a oferta de 500 novas vagas, com inserção de novas linhas de pesquisa, a exemplo da Enfermagem de Práticas Avançadas (EPA).

Nesta etapa do Profen CAPES/Cofen, as universidades selecionadas vão oferecer vagas fora de sede, em regiões onde não há mestrado profissional, e vagas sede, nos próprios programas já existentes. As vagas são 100% financiadas pelo Cofen.

Confira o quadro de vagas das instituições de ensino contempladas que vão oferecer vagas para o mestrado CAPES/Cofen em 2022:

Fonte: Ascom – Cofen