MuNEAN homenageia enfermeiras brasileiras em nova exposição

Projeto “As Pratas da Casa” expõe contribuições de enfermeiras que se dedicaram intensamente a profissão no Brasil
A equipe jornalística da Rede Bahia esteve no Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN), nesta sexta-feira (18/02), para noticiar a exposição As Pratas da Casa. O objetivo é revelar através de imagens, textos e instalações as contribuições de enfermeiras que se dedicaram intensamente a profissão no Brasil. Nessa primeira edição são homenageadas: Dona Ivone Lara, Izabel dos Santos e Mãe Stella de Oxóssi, através de mostras individualizadas que serão apresentadas no decorrer do ano.

Uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação de covid-19 é obrigatório

De fevereiro até abril será mantida em cartaz a exposição  “100 anos de Ivone Lara”, que deu início ao projeto. A obra ressalta os trabalhos realizados pela enfermeira e assistente social Dona Ivone Lara que participou ativamente da luta antimanicomial no Brasil. A exposição permite entender como a enfermeira venceu as barreiras profissionais e as dificuldades para lidar com os tratamentos psiquiátricos no país, ao passo que se dedicava a carreira artística, o que lhe imprimiu o título de Rainha do Samba.

O repórter da Rede Bahia, Felipe Oliveira, destaca que o projeto marca a realidade de mulheres negras que se dedicaram a profissão e que são pouco destacadas na história da Enfermagem brasileira. “O projeto também aumenta a responsabilidade do MuNEAN como espaço significativo onde estudantes e pesquisadores possam sentir representatividade e reconhecer o museu como local de oportunidade na construção de novos olhares e de um futuro melhor”, disse.

Visite O Museu – O MuNEAN integra um conjunto de instituições culturais do centro histórico da capital baiana, reúne e preserva a história da profissão e do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. O museu é voltado também à pesquisa de testemunhos materiais que promovam reflexões sobre a Enfermagem e as práticas em Saúde. Além do acervo fixo, são realizadas exposições temporárias e temáticas. Mais informações podem ser encontradas no facebook e no instagram do museu.

Programação – A exposição “100 anos de Ivone Lara” já está aberta ao público e ficará disponível até o dia 30 de abril. A entrada é gratuita, e o uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação de covid-19 é obrigatório. Estão suspensos agendamentos de grupos.

Horário

Segunda das 12:00 às 16:45hs.

Terça a sexta das 10:00 às 16:45hs.

Sábado das 10:00h às 12:45h.

Fonte: Ascom – Cofen