Conheça o novo Grupo de Trabalho em Empreendedorismo em Enfermagem do Coren-SC

Colaborar na socialização dos conhecimentos e trazer reflexões que contribuam a prática e formação de profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares sobre o tema Empreendedorismo. Esse é um dos principais objetivos do Grupo de Trabalho sobre o tema criado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC).

O Grupo foi instituído no último mês de Agosto, por meio da Portaria nº 430-2022 –  Grupo de Trabalho em Empreendedorismo, c0m perfil de Enfermeiros empreendedores, conectados com as demandas e necessidades do mercado de saúde.

Compõem o GT os seguintes profissionais:

  • Jouhanna do Carmo Menegaz – Coordenadora do grupo, enfermeira, professora do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao empreendedorismo e também integra a Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo do COFEN.

 

  • Daniella Regina Farinella – Enfermeira, coordenadora de Saúde no Senac/SC, docente de cursos de pós-graduação em Saúde no Censupeg Brasil e CEO do Labiis – Laboratório de Inovação e Ideias em Saúde. Desenvolve produtos educacionais, objetos de aprendizagem e prospecção de inovação para a formação em saúde. Coordena projetos de inovação. É mentora no Cocreatinonlab com uso da ferramenta da TXM Buniness. Participa do ecossistema de Inovação em Saúde Catarinense (Vertical de Saúde da Acate/SC).

 

  • Erica Florek – Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde com ênfase na obstetrícia, docente para cursos de graduação em enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, e  cursos de pós-graduação em Saúde no Censupeg Brasil. Desenvolve produtos de educação em saúde para mulheres, gestantes e puérperas e capacitação profissional para futuros enfermeiros obstetras com objetos de aprendizagem e prospecção de inovação para a obstetricia. Coordena projetos de pesquisa, extensão e inovação na área da enfermagem. É idealizadora do método Baby EarringSafety, referência para a perfuração auricular de bebês e crianças.

 

  • Janaína Cervi – Enfermeira emergencista titulada pelo COBEEN/ABRAMEDE, enfermeira de voo do Grupo de resposta aérea de urgência de SC, atuando no Arcanjo 03 em Blumenau, pós-graduanda em neonatologia, empreendedora, sendo sócia e proprietária da CURARE ENFERMEIRAS, onde presta serviço de atendimento domiciliar voltado para o público materno infantil, com destaque para fototerapia domiciliar para recém-nascidos com icterícia, serviço este pioneiro no Estado de SC.

 

  • José Luis dos Santos – José Luís Guedes dos Santos é enfermeiro, professor do curso de graduação e pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como Líder do Líder do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde – GEPADES da UFSC, coordenando projetos de pesquisa e extensão relacionados ao empreendedorismo e gestão do cuidado em enfermagem e saúde.

 

  • Vivian Gouveia – Vivian Ellen Tácito Gouvêa é enfermeira, MBA em gestão de clínicas e hospitais pela FGV,  Mestre em saúde e meio ambiente pela Univille, fez residencia em clínica médica e cardiologia pela EEUSP de Ribeirão Preto, graduada em enfermagem pela FAMERP. É sócia fundadora do Instituto REAGE de medicina geriátrica onde atua como gestora, realiza atendimentos de enfermagem na clínica e em domicílio e possui um curso de cuidadores de pessoas idosas.

Durante a Semana da Enfermagem 2022, realizada pelo Coren-SC, o assunto também já foi abordado pela própria Coordenadora do Grupo de Trabalho, Jouhanna Menegaz, na palestra Empreendedorismo e Inovação – um novo olhar para a profissão:

— Se olharmos ao nosso redor, vamos perceber que já existem, em vários lugares, empreendedores e inovadores na área da Enfermagem. Precisamos ampliar esse movimento e olhar novamente para a nossa profissão para resgatar esses elementos. A gente está muito confiante que o Grupo de Trabalho vai ser uma importante ferramenta pra expandir essa área em Santa Catarina — explicou Jouhana.

A palestra está disponível no Youtube do Coren-SC:

Com parte do planejamento do objetivo de expandir o conhecimento da área para os profissionais catarinenses, o Coren-SC e o Grupo de Trabalho vão intensificar ações de comunicação voltadas para a categoria. Além de publicações no site, posts nas redes sociais e mensagens nos grupos de Whatsapp fazem parte das iniciativas para divulgar as ações realizadas.

Também está prevista uma transmissão ao vivo no Instagram respondendo perguntas feitas pelos profissionais e o levantamento de dados dos profissionais interessados na área de empreendedorismo e inovação na enfermagem, assim como a possibilidade dede de reuniões abertas do GT para que enfermeiros, técnicos e auxiliares possam participar cada vez mais das discussões.

Vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Maristela Azevedo ressalta a parceria do Coren-SC com o grupo:

“O Conselho fica muito feliz de participar da instituição deste grupo. A Enfermagem tem se reinventado a cada ano que passa, e o O GT vai contribuir muito nesta área, que tem crescido o interesse da categoria. Tanto grupo, quanto os profissionais que atuam na área podem ter a certeza que o Conselho estará ao seu lado incentivando e participando dessa evolução”, disse.

Conselho Federal também aborda o tema

Em novembro do ano passado, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio de sua Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo (CNIE) em Saúde realizou, em São Paulo (Coren-SP), o I Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Saúde e Enfermagem.

O encontro, também está disponível no Youtube:

Ainda em 2021, buscando somar forças, o Cofen e o Sebrae Nacional celebraram, em setembro, um termo de parceria para incentivar o empreendedorismo e a inovação na área da Enfermagem. Com a cooperação, objetiva-se capacitar os profissionais que queiram empreender, ou que já empreendem, em temas relevantes para o sucesso de uma empresa, tais como: finanças, fluxo de caixa, gestão de pessoas, marketing digital, processos de inovação e de melhorias e organização da empresa.